Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem Ministra da Seppir e caravana pela promoção da Igualdade Racial e superação do Racismo

Entre os dias 8 e 10 de junho, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, estará nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde participa de atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo.

No Portal já

Um dos principais objetivos da Caravana é incentivar estados e municípios a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Com a adesão, que é voluntária, “a Seppir pretende fortalecer, cada vez mais, a rede de promoção da igualdade racial e de superação do racismo em nosso país”, explica a ministra Nilma Lino Gomes.

Em Santa Catarina, adesão ao Sinapir e debates com a sociedade civil – O primeiro compromisso da ministra Nilma acontece em Joinville (SC). Às 10h da segunda-feira (8/6), ela participa da solenidade de adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Em seguida, reúne-se com gestores locais de promoção da igualdade racial. Os dois eventos acontecem no Teatro Juarez Machado. Na sequência, a ministra da Seppir encerra sua visita à cidade em uma audiência com o prefeito Udo Döhler.

Na tarde da segunda-feira, já em Florianópolis, a ministra Nilma Lino Gomes se encontra com a reitora Roselane Neckel na Universidade Federal de Santa Catarina. Em seguida, reúne-se com representantes da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da igualdade racial no estado. O encontro será realizado por volta das 17h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e conselheiro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Paulino Cardoso, e do presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina, José Ribeiro.

Governo do Rio Grande do Sul insere ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar – Às 14h30 de terça-feira (9/6), a ministra Nilma será recebida no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Em seguida, após encontro com o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a ministra conversa com representantes da sociedade civil, ocasião em que falará sobre “Políticas de Ações Afirmativas: O Papel da Educação e as Contribuições da Seppir Para a Consolidação do Programa Pátria Educadora”.

Ainda na Assembleia Legislativa, será assinado acordo de cooperação com o Governo do Rio Grande do Sul para a implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas. Na assinatura do acordo, o governo estadual estará representado pelos secretários da Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, e da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli.

Na quarta-feira (10/6), terceiro e último dia da Caravana no sul do país, a ministra Nilma Lino Gomes participa de café da manhã com parlamentares. Em seguida, por volta das 10h, reúne-se com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e às 11h30 com gestores locais do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Na reunião, será realizada a solenidade de assinatura da adesão da cidade de Passo Fundo ao Sinapir.

Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo – A Caravana já esteve no Pará (27 e 28 de abril) e no Maranhão (4 e 5 de maio). A ideia, segundo a ministra Nilma Lino Gomes, é ampliar o diálogo e firmar parcerias com estados, municípios e sociedade civil, a fim de fortalecer a pauta da igualdade racial em todo o país.

-+=
Sair da versão mobile