Santa Melanina: o podcast de quem tem “o lugar de fala” incontestável

Produzido e apresentado pela jornalista negra e especialista em Relações Étnicas Raciais, Silvana Inácio, surge com o propósito abrir espaço para o debate racial sem melindres e dando voz a quem lhe é de direito.

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Alguns convidados do Santa Melanina Podcast em seu primeiro ano/ Divulgação

Melanina para a ciência é a proteína que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele.  Para os negros, ela representa uma identidade e representatividade ímpares da raça.

A oralidade é marca registrada da comunicação dos negros, desde a ancestralidade. Há séculos, os griôs – contadores de história, guardiões da palavra – reuniam pessoas, na África, para transmitir cultura, contar histórias ou até mesmo ensinar músicas. Por isso, nada mais natural do que um podcast com personalidades negras, contando suas vivências e trocando experiências de maneira informal.

 A diversidade e a inclusão são pautas de inúmeras discussões necessárias para o Brasil e para o mundo como agentes transformadores da sociedade. Mas para isso é preciso ouvir e conhecer histórias dessas pessoas e essa é a missão do Santa Melanina. 

O Santa Melanina vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras, e está disponível em todas as plataformas de streaming. https://www.spreaker.com/show/santa-melanina 

Ao longo de um ano, o Santa Melanina já coleciona entrevistas com grandes referências como: Rodrigo França; Teresa Cristina; Aline Chermoula; Margareth Menezes; Preto Zezé; Ana Minuto; Hélio de Lã Pena; Benedita da Silva; Silvio Humberto; Deise Benedito; Adriana Vasconcelos; Leci Brandão; Licinio Januário; Monica Santana, Dona Jacira, entre nomes.

O programa nasceu da necessidade de ouvir a opinião de pessoas negras, além de abordar temas que afetem diretamente esta comunidade. São pouquíssimos os veículos de comunicação no Brasil que abrem espaços para falar de assuntos que interessam aos afrodescendentes. Nos Estados Unidos, são inúmeros os jornais, revistas e canais de televisão dirigidos para negros e por negros.

Silvana Inácio apresentadora do Santa Melanina Podcast

“A cada entrevista que faço me sinto mais potente e acredito que os ouvintes do programa, também. Escutar Benedita da Silva contar da sua infância, de todas as dificuldades que enfrentou, foi emocionante. Durante a entrevista que fiz com Teresa Cristina ela cantou e falou da importância de Candeia para Música Popular Brasileira e para a sua vida. O Santa Melanina Podcast é um lugar de troca, inspiração e muito aprendizado e aberto a todos”, arremata Silvana. 

O santa Melanina é um Podcast do selo NinjaCast, da Mídia Ninja. www.santamelanina.com.br @santamelaninapodcast

Minibio

Há mais de 25 anos no mercado, Silvana Regina Inácio é formada em jornalismo e pós-graduada em Marketing e Relações Étnicos Raciais. Ao longo de sua carreira a empresária passou por grandes agências de comunicação, atuou como colaboradora em grandes publicações, mas se apaixonou e se consolidou como assessora de imprensa no atendimento de empresas nacionais e interacionais. Fundou e dirige a SI Comunicação é embaixadora na Rede Mulher Empreendedora, faz parte do ranking TOP 10 Startup Awards 2018, entre os melhores do setor, na categoria profissionais de comunicação e é a criadora e apresentadora do Podcast Santa Melanina.

Linkedin: www.linkedin.com/in/silvanainacio

Instagram: @silvanainaciobr

-+=
Sair da versão mobile