Se não investir nos jovens, Rio pode criar população improdutiva no futuro

FONTEPor Salvino Oliveira, do PerifaConnection, Na Folha de S.Paulo
Reunião da Secretaria da Juventude Carioca, criada pelo prefeito Eduardo Paes (DEM) - PerifaConnection

De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, a cidade do Rio de Janeiro contava com uma população de 1.523.960 pessoas com idades entre 15 a 29 anos —faixa etária que compreende a juventude, conforme os parâmetros do Estatuto Nacional da Juventude.

Esses jovens são 24% da população carioca, uma parcela representativa da cidade. Demonstrando estar atento a importância desse público e reforçando seu compromisso com a pauta, o prefeito recém-eleito, Eduardo Paes (DEM), criou a Secretaria Especial da Juventude Carioca. Este que vos escreve foi convidado para comandar a nova pasta.

Pensar uma secretaria do zero não é tarefa fácil. Tivemos o desafio de estruturar desde atividades mais simples, como o organograma, até demandas mais complexas, como a construção de políticas públicas. Se em tempos comuns isso não seria moleza, em tempos de pandemia e crise financeira é ainda mais desafiador.

Hoje, desses um pouco mais de um 1,5 milhão de jovens cariocas de 15 a 29 anos, cerca de 19% se encontram na condição de “nem-nem”. Isto é, “nem” estudam e “nem” trabalham (PNAD contínua do 2º trimestre de 2019). Se forem considerados apenas os jovens do Rio que têm de 18 a 24 anos, observa-se que 26% estão incluídos nesse grupo. Desses, 32,6% somam os que estão somente desempregados.

A juventude é o presente e o futuro da nossa cidade. Se não começarmos a lidar com os problemas que os atingem agora, a conta pode se tornar muito cara nos próximos anos. Precisamos de um pacto para preservar o nosso presente e garantir o nosso futuro. Se não investirmos agora nesses jovens, no seu retorno às escolas e em oportunidades de emprego, essa massa que representa um quarto da nossa população se tornará ociosa e improdutiva.

A Secretaria da Juventude Carioca convida todos para a construção desse pacto. Nós estamos construindo o Plano Municipal da Juventude e articulando com a Câmara dos Vereadores a aprovação do projeto de lei para criação do Conselho Municipal da Juventude. Em paralelo, estamos elaborando políticas públicas voltadas especialmente para dar oportunidades de primeiro emprego e incentivar o retorno às salas de aula.

O desafio é grande, principalmente quando somado à pandemia da Covid-19 e à crise financeira gerada pela última gestão municipal, mas, com a ajuda dos empresários, do terceiro setor e da população, a nossa juventude, certamente, reassumirá o seu lugar de protagonismo. Diferente do que escreveu Belchior e interpretou Elis Regina, o sinal não está fechado para nós que somos jovens!

 

Salvino Oliveira

É morador da Cidade de Deus, integrante do PerifaConnection, gestor público e o atual Secretário de Juventude do Rio de Janeiro

PerifaConnection
PerifaConnection, uma plataforma de disputa de narrativa das periferias, é feito por Raull Santiago, Wesley Teixeira, Salvino Oliveira, Jefferson Barbosa e Thuane Nascimento
Fonte: Por Salvino Oliveira, do PerifaConnection, Na Folha de S.Paulo
-+=
Sair da versão mobile