Seminário “Amas e Mães Escravas”

O Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) realizará, nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, o seminário “Amas e mães escravas: Perspectivas comparadas sobre maternidade de escravas, infertilidade, separação de mães e filhos e cuidado de crianças nas sociedades escravistas do Atlântico”.

No História, Ciências, Saúde – Manguinhos

A programação é composta por quatro mesas-redondas: “Maternidade, práticas e discursos”, “Maternidade, etnicidade e escravidão”, “Discursos de maternidade e mães escravas” e “Mulheres escravas e livres – maternidade e autonomia”.

Entre os palestrantes confirmados estão Maria Helena Pereira Toledo Machado (USP), Karoline Carula (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Okezi Otovo (Florida International University) e Maria de Los Ángeles Meriño Fuentes (Universidad La Habana, Cuba).

As inscrições podem ser feitas pela internet até 20 de setembro. As vagas são limitadas.

Mais informações: http://research.ncl.ac.uk/motheringslaves/events/saopaulo/ (em inglês).

Veja aqui a programação completa

Leia em HCS-Manguinhos:

Suplemento Saúde e Escravidão (vol.19  supl.1 dez. 2012)
Treze artigos do suplemento temático revelam como viviam, adoeciam, eram curados ou morriam os escravos e libertos no Brasil.

Sobre escravos e genes: “origens” e “processos” nos estudos da genética sobre a população brasileira. Artigo de Elena Calvo-González (vol.21, no.4, dez 2014)

-+=
Sair da versão mobile