Seppir reúne governo, organizações internacionais e sociedade civil para debater comunicação e racismo

Seppir reúne governo, organizações internacionais e sociedade civil para debater comunicação e racismo

Discussões devem contribuir para o combate ao racismo e construção da democracia no Brasil

O Seminário Diálogos: Democracia e comunicação sem racismo, por um Brasil afirmativo, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), teve o objetivo de contribuir para que o país alcance uma comunicação mais plural e democrática, a partir de medidas que fortaleçam as mídias negras. O evento reuniu especialistas, profissionais e ativistas de comunicação, jornalistas, organizações da sociedade civil, representantes de veículos, governo e organizações internacionais durante dois dias (29 e 30/05), em Brasília, num fórum de debates.

No primeiro dia de discussões, estiveram em pauta as contribuições já existentes, análise e dados históricos sobre algumas das primeiras iniciativas de comunicação negra no Brasil e, ainda, a forma de participação e representação da população negra na mídia brasileira. Em debate, ainda, o espaço para os profissionais negros e modos de veiculação de assuntos pertinentes à maioria da população nos veículos da mídia hegemônica.

Além da apresentação de palestras, formato mais tradicional, o evento permitiu a troca de opiniões no formato de rodas de conversa, em que os participantes sentados em círculo tiveram oportunidade de fala a partir de breves explanações de convidados. Nessa dinâmica, também foram apresentados produtos de organizações presentes como a revista O Menelik 2º Ato, pelo jornalista Nabor Jr. e vídeos do vlog Tá bom pra você?, pelo ator e diretor Érico Brás.

Nesta sexta-feira entrou em discussão o conjunto de possibilidades do que pode ser feito para combater o racismo na mídia. No fórum, foram discutidas estratégias e desafios encarados por veículos e profissionais; o combate ao racismo no âmbito da Comunicação Pública, abrangendo imprensa, patrocínio e publicidade.

O seminário se encerra com dois debates: a relevância das mudanças necessárias na formação de profissionais de comunicação para que haja alteração do quadro atual e aspectos da justiça relacionados com o racismo na televisão brasileira.

Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Fonte: SPM GOV

-+=
Sair da versão mobile