Serena estrela campanha que defende mulheres contra abuso financeiro de companheiros

Mais uma vez, ex-número 1 do tênis se posiciona em favor das mulheres: “É mais uma razão para levantar minha voz”

Do Globo

Foto: Geoff Burke / Reuters

Ao longo dos últimos anos, Serena Williams tem sido porta-voz de diversas causas femininas. Em setembro, criticou duramente o sexismo após polêmica na final do US Open envolvendo o árbitro Carlos Ramos. Desta vez, a tenista estrela uma campanha contra o abuso financeiro doméstico.

A campanha da Allstate Foundation Purple Purse lembra que a violência doméstica não se restringe a danos físicos, mas também aos atos psicológicos, como o abuso financeiro. No caso, mulheres têm o acesso restrito ao dinheiro pelo parceiro, chegando a casos em que são proibidas de terem a própria conta bancária ou mesmo conseguirem um emprego (veja a campanha abaixo).

Em entrevista ao jornal americano USA Today, Williams explicou que em 99% dos casos de violência doméstica, há indícios também de abuso financeiro. A tenista afirma ainda que conheceu pessoas que passaram por esse tipo de situação.

– É um número incrivelmente alto. Então, eu estou pensando em pessoas que eu conheci no passado, que provavelmente estavam passando por isso. Então, essa é mais uma razão para levantar a minha voz. A fundação ajuda as mulheres a encontrar uma maneira de sair do abuso através da educação financeira. Isso é algo que afeta tantas mulheres e tantas pessoas e é importante aumentar a conscientização – disse Serena.

A tenista participa pelo segundo ano consecutivo como embaixadora da Purple Purse. Serena também está trabalhando no projeto contra a violência doméstica da fundação, que termina no final de outubro. O objetivo é levar as pessoas a falar sobre violência doméstica nas mídias sociais e aumentar o conhecimento sobre a causa.

 

-+=
Sair da versão mobile