SescTV exibe e disponibiliza sob demanda curtas que destacam produções de mulheres negras

Enviado por / FonteDo Tela Viva

O SescTV disponibiliza sob demanda e exibe no canal curtas-metragens que vão ar a partir do dia 1º de abril, todas as quintas feiras, às 22h. As produções complementam o ciclo de curtas metragens “Mulheres Negras no Audiovisual”, que começaram a ser exibidos durante o mês de março no canal. Os curtas-metragens “Barco de Papel”, de Thais Scabio; “Corações Encouraçados”, dirigido por Jamile Coelho e Cintia Maria; e “Cinzas”, de Larissa Fulana de Tal serão exibidos na faixa +Curtas, composta por filmes de curta duração, documentais e ficcionais, produzidos no Brasil e no exterior.

Sob a curadoria da cineasta Renata Martins, o ciclo Mulheres Negras no Audiovisual apresenta um recorte da produção recente em curtas-metragens feitos por mulheres negras, que dão visibilidade ao protagonismo negro e ao combate ao racismo. Todas as histórias podem ser assistidas em casa, na plataforma do SescTV, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Na animação “Barco de Papel” (foto), Peninha é uma criança que trabalha como engraxate no centro comercial de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Em um dia de chuva, o garoto resolve se abrigar embaixo de um toldo de uma loja. Para se distrair, ele brinca de dobraduras com os papéis que voam, faz um barco de papel e acaba cochilando. Peninha sonha com sua vida em papel e sapatos no cotidiano de São Paulo. Quando acorda, é noite, ele percebe que está em perigo e tenta voltar para seu sonho, mas o barquinho tomba. Entre realidade e fantasia, o menino viaja em uma aventura num mundo de papel e sapatos. A exibição será na quinta-feira, dia 1º de abril, às 22h.

Em “Corações Encouraçados”, as diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria contam a história do casal sertanejo João (Carlos Betão) e Ana (Valdinéia Soriano) a respeito da influência da estiagem em suas vidas. O filme fala sobre a busca, a perda, a saudade, o desespero, mas também sobre a esperança. Ana sempre reza a espera de um milagre: a chuva. Enquanto isso, João atravessa o sertão na expectativa de conseguir levar água para casa, antes que Ana dê à luz. A exibição também será na quinta, 1, às 22h16.

O curta-metragem “Cinzas”, inspirado no conto homônimo de Davi Nunes, aborda as angústias e dificuldades do jovem Toni ao longo de mais um dia de sua rotina. O rapaz vê as 24 horas de um dia insuficientes para cumprir todas as obrigações de quem mora na periferia e precisa trabalhar, pagar a faculdade e cuidar da casa. A exibição será na quinta-feira, dia 8 de abril, às 22h.

Também fazem parte do ciclo de produções que dão visibilidade ao protagonismo feminino negro os seguintes filmes: “Tia Ciata”, dirigido por Mariana Campos e Raquel Beatriz; “A Mulher Que Eu Era”, de Karen Suzane; “Sample”, dirigido por Ana Julia Travia; “Carne”, com direção de Mariana Jaspe; “Vó, a Senhora é Lésbica?”, de Bruna Fonseca e Larissa Lima; e “Rainha”, dirigido por Sabrina Fidalgo.

+ sobre o tema

Beyoncé dá destaque a designers de moda africanos

Na sua conta de Instagram, Queen Bey fez questão...

Beyoncé homenageia Meghan Markle a transformando em rainha

Bey aproveitou o Mês da História Negra para homenagear...

Slash, guitarrista do Guns N ’Roses fala sobre quem foi Michael Jackson realmente

Slash concedeu recentemente entrevista ao site Kerrang e revelou...

Rihanna escala modelo de 67 anos para campanha de sua grife “FENTY”

Além de ter se tornado uma verdadeira magnata da...

para lembrar

O mistério de “África Brasil” (e de Jorge Ben)

O disco África Brasil, de Jorge Ben, lançado em...

Mulheres negras no cinema nacional: elas contam suas histórias

Fazer cinema no Brasil não é tarefa fácil e...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=