Sessão Especial na Câmara celebra 25 anos do Instituto Steve Biko e traz Sueli Carneiro a Salvador

FONTEno Steve Biko
A filósofa e educadora Sueli Carneiro (Foto: Marcus Steinmayer)

Na próxima terça-feira (12), a partir das 18h30, o Plenário da Câmara dos Vereadores receberá a Sessão Especial “Instituto Steve Biko – 25 anos”, proposta pelo vereador e presidente de Honra do Instituto Steve Biko, Silvio Humberto (PSB). A Sessão – que também é uma homenagem aos 40 anos da morte de Steve Biko na África do Sul (12/9/1977) –  contará com a presença da filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro, Sueli Carneiro. A Sessão será aberta ao público e contará com a abertura musical do cantor, Lazzo Matumbi.

Na ocasião, o Instituto divulgará Campanha Biko + 25 Anos, destinada a angariar recursos para a finalização da primeira etapa da construção da nova sede da Biko, localizada no Campo Grande. Lá, um sonho está se tornando realidade a cada dia: a Faculdade Steve Biko. A construção – até então – conta com patrocínio da Coca Cola Foundation, que entregará o prédio já no terceiro pavimento. A partir daí, serão necessários recursos para acabamento das obras, para o que toda população, militantes e apoiadores da Biko poderão contribuir, marcando seus nomes nesta conquista.

Na Sessão Especial, estarão presentes representantes das Universidades Federais da Bahia e Recôncavo (UFBA/UFRB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além da presença de dirigentes da Biko e de estudantes – atuais e egressos. A Sessão também contará com homenagens a pessoas que contribuíram e ainda contribuem com o crescimento da Biko.

Com 630m², o prédio que abrigará a Faculdade Steve Biko – no Campo Grande – está em obras, que seguem a todo gás. São três andares, que vem sendo reestruturados do zero, uma vez que se precisou ruir toda estrutura anterior para dar início a novas construções. Com apoio da Coca-Cola Foundation, a Biko vem mantendo o trabalho físico das obras, que está na fase final de estrutura de concreto. Por lá, já se podem ver finalizadas as lajes e estão sendo feitas as paredes de alvenaria e recuperação da fachada e esquadrias.

A previsão é de que a Faculdade abrigue quatro salas de aula, uma Biblioteca, Brinquedoteca e salas administrativas. Estas salas acolherão um sonho antigo do Instituto, uma experiência que pautará a diversidade em todos os seus aspectos. Ao todo, a Faculdade poderá receber 200 estudantes por dia.

Dentre os pilares que guiarão esta Faculdade, está a promoção de iniciativas que valorizem a diversidade etnicorracial, que contemplem os saberes e fazeres da cosmovisão africana e suas diásporas na produção de conhecimento. Esta será a temática debatida pela ativista, Sueli Carneiro, a convite da Biko e do Mandato de Silvio Humberto

SERVIÇO

Sessão Especial “Instituto Steve Biko – 25 anos”, com Sueli Carneiro
Onde: Plenário Cosme de Farias – Câmara dos Vereadores (Praça Municipal)
Quando: 12 de setembro (terça-feira), 18h30
Proposição: Vereador Silvio Humberto (PSB)
Aberta ao público

-+=
Sair da versão mobile