Seu cabelo é crespo ou cacheado?

Enviado por / FonteDo Mais que Beleza

Cabelos crespos e cacheados, predominantes entre os brasileiros, vêm ganhando destaque. No entanto poucas pessoas sabem a diferença entre um e outro. “Isso porque, basta ter um pouco de volume que a pessoa classifica seus próprios cabelos como crespos. Reconhecer o seu tipo real é importante para a busca de produtos adequados, que atendam às necessidades específicas dos fios”, explica Ricardo Cassolari.

Notáveis diferenças

As diferenças entre cabelos crespos e cacheados são significativas. A principal delas é que os crespos nascem espiralados desde a raiz. Essa característica torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios, deixando-os, por conseqüência, muito mais secos. Por isso, são mais difíceis de pentear e mais sujeitos à formação de nós. “Os cabelos crespos tendem a arrepiar com mais facilidade e apresentar um volume excessivo, principalmente em condições adversas de umidade”, explica Cassolari. Já os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio, por isso tendem a ser menos ressecados que os crespos. “Conhecer a diferença evita que se use produtos indicados para cabelos crespos nos cacheados, pois os fios podem ficar opacos e sem movimento. E vice-versa, pois os cabelos crespos, tratados erradamente, não terão a hidratação adequada para controle de volume e definição”, explica Cassolari.

Cuidados com os cachos

Apesar das diferenças, o cuidado diário dos cabelos crespos e cacheados são bem semelhantes. Ricardo Cassolari ensina como cuidar de seus cachos. Lave os cabelos com shampoo indicado para seu tipo de cabelo, massageando suavemente e evitando usar água muito quente. Enxágüe bem os fios e, em seguida, aplique o condicionador, também massageando suavemente. Enxágüe bem, novamente, para remover o condicionador. Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária. Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. “Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento”.

Outras dicas importantes:

Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade. Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado. O corte regular evita o ressecamento dos fios.

Quais as dicas para quem tem cabelos crespos?

Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cabelos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem, portanto, evite penteá-los a seco.

Para manter intacta sua estrutura, o ideal é penteá-los quando ainda estiverem úmidos. Desembarace-os cuidadosamente iniciando das pontas até chegar à raiz. O Creme para pentear é um grande aliado dos cabelos crespos. Aplique o produto e desembarace os fios com as mãos ou com um pente de dentes largos. Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica é borrifar os cabelos com água e modelá-los com as mãos.

Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural dos cabelos. O condicionador é obrigatório, pois anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Retire totalmente o condicionador.

Não os enxugue vigorosamente. Pressione a toalha suavemente para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.

O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir 50% do volume. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade.

 

+ sobre o tema

“Brasil: 12(6) anos de escravidão”

Diante do sucesso do filme de Steve McQueen, que...

Um outro olhar: Uma nova personagem negra da Disney: ‘Doutora Brinquedos’

A Disney sempre enfrentou críticas por ser "racialmente inconsciente"...

para lembrar

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da Irmandade da Boa Morte

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da...

No aniversário de Aleijadinho, conheça episódios de sua infância

Envolta em mistérios, a vida do artista Antônio Francisco...

Alice Walker vai muito além de A Cor Púrpura

A escritora e ativista norte-americana Alice Walker, autora de...

Campaña Censo 2011 Afrodescendientes Uruguay

De cara a la campaña para que en el...
spot_imgspot_img

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...
-+=