Sheron Menezzes: “Hoje as crianças negras têm em quem se espelhar”

Manusear panelas cheias de vatapá, caruru e camarão seco – recheios do acarajé, tradicional bolinho baiano de feijão-fradinho – já é fácil para Sheron Menezzes, nos bastidores da novela Lado a Lado. A atriz gaúcha de 28 anos também não se intimida quando precisa fritar a iguaria baiana no azeite de dendê, no papel da invejosa Berenice, uma vendedora de acarajé da Favela da Providência na novela das 6 da TV Globo. Sheron ainda serve acarajé aos colegas nos intervalos das gravações. A convite de QUEM, ela foi ao quiosque Oke Ka Baiana Tem, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para mostrar que sabe mesmo fazer o quitute. Atenta, mas já cheia de experiência, ouviu as orientações da baiana Raquel Santos, cozinheira do local. A atriz admite que aprendeu a gostar de acarajé com a novela. “Sou uma gaúcha que mora no Rio. Já tem toda uma diferença cultural, mas adoro a Bahia e muitas comidas de lá.”

A intimidade de Sheron com a culinária não é resultado de pesquisa, mas de um talento que desenvolveu por necessidade. A atriz mora sozinha no Rio desde os 18 anos, quando fez sua primeira personagem, a Júlia da novela Esperança (2002). “Sei cozinhar, gosto, mas não cozinho muito porque não tenho tempo”, diz Sheron, que tem como especialidades o churrasco, arroz de carreteiro, costelinha de porco e massas.

A mudança de Porto Alegre para o Rio foi a realização de um sonho que tinha desde os 15 anos. Não foi fácil. Depois que terminou seu primeiro contrato, havia guardado dinheiro para se sustentar até o próximo trabalho, mas acabou sendo vítima de um golpe. “Aluguei um apartamento e depois descobri que era um estelionatário. Adiantei todos os meses para o cara e fiquei sem dinheiro”, lembra a atriz, que precisou morar seis meses na casa de uma amiga. Passado o susto, a vida na Cidade Maravilhosa correspondeu às expectativas. “Eu amo o Rio. Domingo preciso andar na praia com meus cachorros, senão não é domingo.” Sheron sempre é vista andando de bicicleta, praticando slackline (espécie de corda bamba) em Ipanema, ou caminhando pelo Arpoador com o namorado, o empresário Saulo Bernard, 30 anos, e com os cachorros Batata Frida e Fidel Castrado. A atriz ainda tem um gato, o Tripé, que só tem três pernas. Com a vida e a carreira organizadas, Sheron ainda não faz planos para casamento, tampouco para filhos. “Sou tia. A Manuela tem 2 anos, mora em Porto Alegre, mas é um grude comigo. Aí dá para segurar um pouco a vontade de ser mãe. O relógio biológico bate e volta a ficar quieto.”

Senso de humor

Aos 10 anos de carreira, Sheron hoje admite estar mais à vontade com seu trabalho, em sua oitava novela, depois de ter passado por sucessos como Belíssima (2005), Duas Caras (2007) e Caras e Bocas (2009). Da época de colégio, quando era uma CDF assumida, manteve o alto grau de exigência, mas hoje já consegue relaxar um pouco mais. “Eu me vejo muito. Antes eu misturava atriz e personagem. Essa é a segunda novela que consigo separar. Assisto e falo ‘a Berenice é demais’. Só vejo a personagem.” Da Berenice, Sheron diz ter o jeito irônico de encarar as situações. A atriz, aliás, entende que o senso de humor nem sempre é bem interpretado. “Acho que tenho um jeito que incomoda as pessoas, mas é meu jeito de ser, de falar. Sou sincera, falo as coisas, não penso muito. É um defeito e uma qualidade.”

O jeito muito sincero também funciona como uma forma de proteção de sua timidez. A autoestima foi construída sob o olhar atento da mãe, a funcionária pública Vera, 55, que a preparou para enfrentar a vida. Em casa, sempre teve uma grande torcida: o pai, o contador Haroldo, 57, os irmãos Draiton, 23, e Drayson, 21, e a irmã caçula, Schena, 12. Vera sempre acreditou que a filha seria artista e a matriculou em um curso de modelo aos 14 anos. “Foi quando eu soltei o cabelo. Antes, usava trança. Parece que o cabelo me deu uma força. Soltei e passaram a me notar.”

Sheron, que chama a atenção pela beleza e o estilo – foi rainha da bateria da Portela por dois anos (2011 e 2012) –, na adolescência só usava moletom. Hoje, exibe um corpo escultural. “Sou uma pessoa completamente ativa, me perguntavam se eu malhava para o Carnaval, mas malho o ano inteiro porque gosto.” A rotina de atividades inclui musculação, corrida, ioga, pilates, e kickboxing. Já com a alimentação Sheron não é rigorosa. “Tenho uma vida saudável. Como muito e de tudo. Não faço dieta.”

Princesa Violeta

Dona de uma beleza tipicamente brasileira, neta de negro, índio e branco, Sheron conta nunca ter sofrido preconceito racial. “Sei que, antes de mim, Milton Gonçalves, Zezé Mota, Chica Xavier, Léa Garcia, Ruth de Souza lutaram e conquistaram o espaço para que eu possa dizer que não sofro preconceito.” Mesmo assim, ela sentiu a diferença racial ainda criança, pois não tinha uma princesa para tentar se espelhar. “Eu nunca podia ser nenhuma. Ouvia ‘ah não, a Branca de Neve não é negra. A Cinderela não é negra’. A criança fala, sem preconceito”.

Consciente de que podia ajudar outras meninas que viviam a mesma história, Sheron, então, decidiu desenvolver com a mãe o projeto Princesa Violeta, que hoje é apresentado em escolas do país. O livro, criado por Vera, conta a história de uma jovem guerreira negra e seu pai, mas não ressalta as diferenças raciais. A cor da pele é apenas um detalhe. “Agora é ainda mais fácil. As meninas de hoje podem não querer ser princesas, mas querer ser a Taís Araújo. Hoje, as crianças negras têm em quem se espelhar.”

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Kim Kardashian mostra pela primeira vez o rosto do filho Saint

Finalmente o mundo conheceu o rostinho de Saint Kardashian...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=