Sisterlocks, um estilo para fazer a cabeça

Enviado por / FonteDe Blogueiras Negras

Tem sido cada vez mais comum ver blacks enormes, puffs gigantescos, alguns descoloridos. Símbolos de negritude e consciência, muita gente já aderiu, outras tantas pessoas pensando em usar o cabelo ao natural. A industria cosmética se adaptando para um mercado em franca ascensão. Mas existe uma onda que faz muito sucesso nos Estados Unidos e que curiosamente ainda não se tornou popular entre as brasileiras – o método sisterlocks.

Estamos falando de dreads muito, muito, muito finos, meticulosa e delicadamente embaraçados. Uma escolha muito charmosa para quem quer voltar ao natural com muito estilo. Para desfazer, só cortando, mesmo, mesmo, mesmo. Mas quem está preocupada com isso? A estória aqui é outra. Quem cultiva ou pensa em cultivar sisterlocks está em busca não apenas de uma penteado mas sim de um estilo de vida, de resgate da identidade.

Como todo dread, sisterlocks são uma ruptura, um estilo de vida. As pessoas documentam sua jornada em blogs, promovem encontros. Falam dos anos de desconhecimento do próprio cabelo, dos alisamentos, das tentativas frustadas de adequação ao modelo de beleza europeu. Tendo como pretexto o cabelo, compartilha-se autoestima e transformação. São “clubes” onde qualquer uma é aceita, desde que tenha começado ou queira começar sua “jornada”.

O mais comum é começar cortando o cabelo alisado. Em seguida, deixa-se o cabelo ganhar um pouco de comprimento e os procedimentos de embaraçamento são iniciados. Muitas usam sisterlocks encaracolados, formando sedutores cachos. Outras descolorem e passam chapinha. Ainda é possível alongar seu tamanho com apliques naturais. O bacana desse penteado é que não tem idade para começar: crianças e adultas usam. E adivinha… Até homens estão começando a usar.

Porém o primeiro passo é se informar, saber que você mesma pode dredar seu cabelo sem ter de pagar uma grande fortuna por isso. Se quiser bem feito e bem fino, faça em casa. Mas lembre-se, sisterlocks dão trabalho. Os cachos dredados, exigem manutenção (para não embaraçarem), hidratação (evitando a quebra) e limpeza (para que a raíz não acumule resíduos) impecáveis. O resultado é um cabelo extremamente bonito que poderá ser usado preso, trançado e até mesmo pranchado.

Quer saber mais? Recomendo que você conheça a Nicole no youtube, sobre os sisterlocks que ela mesma faz. O blog de BlaqKofi também é um clássico do assunto. Outra referência é o canal youtube de Phyllis Johnson que usa e trabalha com sisterlocks há mais de uma década e ilustra esse post.

Leia outras matérias sobre cabelo:

“O susposto cabelo ruim é na verdade uma escultura em potencial”. Cabelo bombril: penteado feito com palha de aço é aposta inusitada da Vogue

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Cabelo oprimido é um teto para o cérebro – Alice Walker

Não Cadiveu, eu não preciso de você!

Meu cabelo, o racismo e o mito da caverna

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Seu cabelo é crespo ou cacheado?

O tal do cabelo ruim

São Luis – Meu cabelo é bom, ruim é o racismo!

 

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Controvérsia – Cremes Clareadores

Sugerido por Daniela Ferreira Araújo Silva  via Facebook    ...

Modelo com vitiligo vence preconceito e faz carreira

A modelo Chantelle Brown-Young, mais conhecida por Winnie Harlow,...

São Paulo recebe a maior convenção de tatuagem

Na próxima semana (22, 23 e 24 de julho),...
spot_imgspot_img

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Negra Li diverte ao dançar de pijama e máscara de beleza: ‘Acordei animada’

Negra Li animou seus seguidores do Instagram, neste sábado, ao publicar um vídeo dançando ao som de "No comando", sua música, lançada em 2021....

Atriz Heslaine Vieira trança o cabelo e alerta sobre a alopecia de tração

A atriz Heslaine Vieira, que está no ar como a Ellen na reprise de "Malhação - Viva a Diferença", na Globo, e gravando um...
-+=