Site do Itaú Cultural dedica espaço a Abdias do Nascimento no dia em que se cumprem dez anos de sua morte

FONTEEnviado para o Portal Geledés, por Carina Bordalo
Entrada da Ocupação Abdias Nascimento (Foto: Guilherme Castoldi)

O dia 23 de maio marca os 10 anos da morte de Abdias do Nascimento. Para homenagear o ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, o site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br relembra a exposição dedicada a ele, realizada em 2016 dentro do projeto Ocupação. Também destaca outros conteúdos disponíveis online, como playlist com depoimentos em vídeos.

Abdias Nascimento (1914-2011) dedicou-se por inteiro à luta contra o racismo. Combateu em múltiplas frentes para valorizar a cultura africana e recuperar a autoestima do negro, bem como para rever a noção de que no Brasil se vivia uma democracia racial. A extensão das suas atividades é tão surpreendente quanto o fato de que, em tantas delas, precisou ser pioneiro. “Quem já não sentiu”, pergunta ele, “a atmosfera de solidão e pessimismo que rodeia o gesto inaugural, quando se tem a sustentá-lo unicamente o poder de um sonho?”

A 32ª Ocupação, que teve sua trajetória como tema, contou com curadoria do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), representado por Vinícius Simões, que assinou, ainda, a expografia, e Elisa Larkin Nascimento, co-fundadora e diretora presidente, além do Itaú Cultural. O material completo da exposição pode ser acessado no site da série https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento, que conta com nove seções e material exclusivo.

A mostra resgatou momentos emblemáticos da história de Abdias, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, a fundação de iniciativas como o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi, o próprio Ipeafro. Foram também representados seus mandatos como Deputado e Senador. 

Estiveram igualmente presentes, suas obras artísticas e itens do acervo Ipeafro, como pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, depoimentos, manuscritos e fotografias. Todo o conjunto revela a intensa atividade e personalidade deste notável brasileiro, de quem não é possível separar o ativista, o artista e o intelectual. 

Além do próprio site da Ocupação, o Itaú Cultural conta com outros conteúdos disponíveis virtualmente, como o depoimento exclusivo do ator e diretor Eugênio Lima, que está na publicação que comemora as 50 primeiras Ocupações; uma playlist com depoimentos em vídeo sobre Abdias; o legado dele em entrevistas com o coletivo Preta e Acadêmica e Coletivo Negro, entre outros.

SERVIÇO:

10 anos de morte de Abdias do Nascimento

Dia 23 de maio (domingo)

No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

Ocupação Abdias do Nascimento: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento

Depoimento exclusivo de Eugênio Lima: https://www.itaucultural.org.br/itau-cultural-lanca-publicacao-para-celebrar

Playlist com depoimentos em vídeo sobre Abdias Nascimento: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao-abdias-nascimento__5

O legado de Abdias em entrevistas: 

Abdias Nascimento é a personificação da luta antirracista no século XX, diz coletivo Preta e Acadêmica: https://www.itaucultural.org.br/abdias-nascimento-e-a-personificacao-da-luta-antirracista-no-seculo-xx-diz-coletivo-preta-e-academica 

Colhemos os frutos deixados pelo Teatro Experimental do Negro, diz Coletivo Negro:

https://www.itaucultural.org.br/colhemos-os-frutos-deixados-pelo-teatro-experimental-do-negro-diz-coletivo-negro

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

Assessoria de imprensa:   

Conteúdo Comunicação   

Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188   

cristina.duran@conteudonet.com 

Larissa Corrêa: (11) 9 8139-9786 / 9 9722 1137  

larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br 

Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773  

mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292  

roberta.montanari@conteudonet.com    

Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997  

vinicius.magalhaes@conteudonet.com

-+=
Sair da versão mobile