Sophie Oluwole: Filósofa nigeriana que ajudou a colocar o pensamento iorubá no mapa

Sophie Oluwole foi uma figura pioneira na filosofia africana e a primeira pessoa em seu país, a Nigéria, a obter um PhD no assunto.

Christine Manby e Peyvand Khorsandi para o site Independent

no  Pensar Contemporâneo

Retrato de Sophie Oluwole olhando fixamente para frente e com um leve sorriso nos lábios
Sophie Oluwole (Imagem retirada do site thenationonlineng.net)

Obras como a Filosofia e Tradição Oral de 1997 e a Feitiçaria, Reencarnação de 1992 e a divindade de Deus atestam sua missão de corrigir os pressupostos que sustentavam o sistema de ensino colonial – criado pelos ingleses – sob o qual Sophie Oluwole foi ensinada.

“Eles diziam que os africanos não podiam pensar”, disse Oluwole ao jornal Punch, “que não éramos pensadores, que éramos primitivos”. Eu me senti desafiada e disse que ia descobrir se realmente não podíamos pensar. Eu queria provar que eles estavam errados.

Quando criança, mesmo na escola secundária, a palavra filosofia era alheia a Oluwole. Aos olhos dos mestres coloniais, não havia filosofia africana.

Sexismo institucionalizado

Oluwole, que morreu aos 83 anos, também teve que superar o sexismo institucionalizado e socialmente arraigado – pelo qual ela culpou os britânicos, dos quais a Nigéria se tornou independente em 1960 após mais de um século de interferência e opressão.

“Eles atrapalharam nossa cultura”, disse ela.

Ela nasceu Abosede Oluwole em Igbara-Oke, no estado de Ondo, na Nigéria, em 1935, a oitava filha de pais anglicanos que eram comerciantes do povo Edo. Ela recebeu o nome Sofia pelo diretor de sua escola, que a considerava excepcionalmente brilhante, quando foi batizada por volta dos oito anos de idade. Mais tarde, ela mudou a grafia para Sophie.

Em 1951, ela foi para a escola moderna das meninas anglicanas em Ile-Ife – a antiga cidade iorubá no sudoeste do país – e dois anos depois, a Faculdade de Treinamento para Mulheres em Ilesha, graduada em 1954.

Em 1963, Oluwole acompanhou seu primeiro marido a Moscou, onde recebeu uma bolsa de estudos. De lá, Oluwole viajou para a Alemanha e depois para os Estados Unidos antes de retornar à Nigéria em 1967, onde ocupou um lugar na Unilag, a Universidade de Lagos, para estudar filosofia. Ao fazer isso, de acordo com o escritor Tunji Oloapa, ela armou “sua tenda onde a batalha intelectual e ideológica pela alma pós-colonial da África era a mais violenta”.

“A realidade contém matéria e não-matéria”, disse Oluwole ao cineasta holandês Juul van der Laan no ano passado, destacando uma falha. “No oeste, as duas não podem ir juntas, elas estão em oposição. O africano diz que sim, tem duas características, mas elas não podem ser separadas. Não há nada que seja absolutamente material. Não há nada que seja absolutamente não material. E em todos os fenômenos do mundo, os dois estão juntos. ”

Oluwole ganhou seu mestrado na Unilag antes de fazer seu doutorado na Universidade de Ibadan – a primeira em filosofia a ser concedida por um centro nigeriano.

A pesquisa de Oluwole concentrou-se na tradição oral iorubá Ifa – Ifa é a religião e sistema de adivinhação da África Ocidental praticada pelos povos ioruba, igbo e ewe.

Tradição Oral

Embora tenha sido transmitida através das gerações de boca em boca, em vez de ter uma base literária como a Bíblia ou o Alcorão, Oluwole disse que a adivinhação de Ifá era sustentada pela filosofia, afirmando que sem filosofia nenhum sistema de religião poderia existir.

Afinal, o chamado pai da filosofia ocidental, Sócrates, não deixou relatos escritos de sua sabedoria. Isso foi deixado para seus alunos, escrevendo após sua morte. Oluwole encontrou paralelos surpreendentes em Orunmila, o grande sábio de Ifá, que também deixou para trás apenas um cânone oral.

Se Sócrates pudesse ser considerado o pai da filosofia ocidental, não deixando para trás nenhum trabalho escrito próprio, então por que não deveria Orunmila, que se acredita ter antecedido Sócrates, ser considerado o pai da filosofia africana? Oluwole exortou a África Ocidental a recuperar sua herança filosófica, argumentando que o corpo de conhecimento que ela encontrou na tradição iorubá era tão rico e complexo quanto qualquer encontrado no ocidente.

Nas tradições orais de Ifa, Oluwole também encontrou evidências convincentes de conhecimentos antigos pertencentes à moderna ciência da computação e à física de partículas. Ao perguntar por que tal conhecimento não havia sido construído para colocar a África na vanguarda dos desenvolvimentos científicos do mundo, Oluwole criticou o sistema educacional nigeriano, especialmente o fato de que a maior parte do ensino era em inglês

Ela era apaixonada por acreditar que a linguagem era uma grande parte do problema. “A África é o único continente que usa a língua estrangeira como meio de expressão em instituições de ensino, apesar dos relatos de muitos estudos confirmando o fato de que a língua materna é o melhor meio de instrução que facilita uma melhor compreensão do conhecimento”, disse ela.

Ela lamentou que o sistema nigeriano produzisse alunos altamente instruídos que, mesmo assim, não conseguiam encontrar trabalho após a formatura. Ela era firme na importância de trabalhar fora de casa para homens e mulheres, embora ao mesmo tempo ela adotasse o casamento e o parto precoces. Ela recentemente se queixou em uma entrevista que várias das seis crianças que ela teve com seus dois maridos estavam desempregadas. A própria Oluwole continuou a trabalhar até o final de sua vida. Ela foi professora sênior no departamento de filosofia da Unilag e fundou o Centro de Cultura e Desenvolvimento da África.

Em 2015, ela publicou Sócrates e Orunmila: Os dois patronos da filosofia clássica, comparando diretamente os dois filósofos que moldaram o trabalho de sua vida.

Sophie Oluwole, filósofa nigeriana, nascida em 1935, morreu em 23 de dezembro de 2018

 

Leia Também:

https://www.geledes.org.br/licoes-sobre-a-historia-da-africa-e-do-povo-negro-no-twitter/

Criação do Mundo Segundo a Tradição Bantu

Livro reúne ideias dos principais pensadores africanos do século 20

 

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=