Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

Empresa leva cinco profissionais paulistanos. Delegação participa de agenda de encontros com produtores internacionais e realizará ações especiais com África, Ásia, América Latina e Europa. Apoio aos filmes "Baby", de Marcelo Caetano, e "Motel Destino", de Karim Ainouz e pela Gullane Entretenimento

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da indústria cinematográfica mundial, que  ocorrerá entre os dias 14 e 22 de maio.  

O Festival de Cannes é reconhecido por gerar um volume significativo de negócios e  oferecer uma plataforma única para networking e colaboração entre profissionais do  cinema de todo o mundo. Nesse contexto, a Spcine planejou uma série de atividades  especiais para destacar o cenário cinematográfico paulistano e promover o intercâmbio  cultural e comercial. 

Uma delegação composta por cinco profissionais audiovisuais paulistanos, incluindo  diretores, produtores e roteiristas, participa das atividades do Marché. São eles: Issis  Valenzuela, cineasta, produtora e roteirista; Mariana Luiza, cineasta; Rodrigo Santos  Sousa, cineasta; Raul Perez, produtor audiovisual; e Wellington Amorim, produtor  audiovisual. 

Além disso, a Spcine realizou uma parceria com o Cinema do Brasil para essa  participação em Cannes, que está levando 60 empresas brasileiras para este importante  evento internacional. Essa iniciativa representa um passo significativo para a promoção 

e internacionalização do cinema nacional, proporcionando oportunidades únicas de  networking, negócios e visibilidade para nossos talentos e produções cinematográficas.  

AfroCannes 

A Spcine estará presente também no AfroCannes 2024, um evento destacado que  ocorre durante o Festival de Cinema de Cannes, nos dias 16 e 17 de maio. Organizado  pela instituição Yanibes, o AfroCannes celebra a diversidade e a inclusão no cinema  africano e afrodiaspórico. No dia 17, o tema será “Act Local and Think Global”,  discutindo financiamento, colaboração e desenvolvimento de histórias autênticas e  concentrando a atenção em projetos cinematográficos da colaboração de países Sul Sul.  

Nessa data, a Spcine participa do painel “Brazil: African Natives And African Diaspora  Outreach“, com a presença de Lyara Oliveira, presidente da empresa, Luiz Toledo,  diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da empresa, com a mediação de  Carmen Thompson, curadora, programadora de filmes e produtora cultural.  

Spotlight Asia  

Durante o “Spotlight on Asia” (18 e 19 de maio), um evento dedicado à promoção e  integração do cinema asiático, a Spcine apresentará o Programa de Atração de  Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate – durante a sessão de  fundos para produtores participantes. Além disso, quatro produtoras paulistanas, Sato  Company, Barry Company e Glaz Entretenimento também estarão presentes no evento.  Esta iniciativa destaca o compromisso da Spcine com a promoção e desenvolvimento  do cinema nacional e internacional, enquanto o “Spotlight on Asia” oferece uma  plataforma para explorar as tendências, técnicas e narrativas que definem a produção  cinematográfica na região, destacando seu crescente impacto global e sua rica  diversidade cultural e criativa.  

Filmes Apoiados 

Como parte do compromisso de promover o cinema brasileiro internacionalmente, a  Spcine está apoiando a participação de dois filmes no festival: “Baby”, de Marcelo 

Caetano na Semana da Crítica e “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz e co produzido pela Gullane Entretenimento, que compete na Seleção Oficial.  

“Baby” também foi contemplado pelo Edital de Produções de Longas-Metragens de  Baixo orçamento 2019, contando ainda com o apoio da São Paulo Film Commission para  as filmagens em São Paulo. Considerando a participação da produtora paulistana,  Gullane Entretenimento, a Spcine apoiará a internacionalização do filme “Motel  Destino” para o Festival de Cannes. 

“A seleção de “Baby” para a Semana da Crítica em Cannes e o apoio à Gullane  Entretenimento, demonstram a importância das políticas públicas de fomento e  incentivo ao audiovisual da Spcine para a obtenção de resultados positivos e  representação do Cinema brasileiro internacionalmente,” declara Lyara Oliveira,  presidente da Spcine. 

Encontros de Mercado 

A equipe da Spcine realizará encontros estratégicos com produtores de países  europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, com o objetivo de explorar  oportunidades de coprodução e colaboração.  

Além das reuniões com players internacionais, a Spcine também está incluída na  programação do Cinema do Brasil, um programa de exportação do SIAESP apoiado pela  Spcine. Durante o evento em Cannes, o Cinema do Brasil realizará encontros de  coprodução com diversos países, incluindo África do Sul, Colômbia, Espanha e  Portugal, além de se reunir com fundos de financiamento e representantes de festivais  como o Hubert Bals Fund, SXSW e Aide Aux Cinema du Monde. 

Para complementar as reuniões de mercado, representantes da empresa participarão  de um encontro com o Ibermedia, programa de incentivo à coprodução de filmes de  ficção e documentários realizados pelos países Iberoamericanos, integrada por 23  países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El  Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicaragua, Panamá,  Paraguay, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Edital em parceria com a África do Sul

No dia 20 de maio, a Spcine, em parceria com a National Film and Video Foundation  (NVFV), da África do Sul, anuncia o edital voltado para projetos afrodiaspóricos durante  evento Producers Network, programa de produtores internacionais selecionados no  Marché du Film. O evento terá a apresentação do edital e contará com diálogos de  coprodução entre Brasil e África, por Elias Ribeiro e Kurt Oderson.  

Essa relação entre Spcine e a NFVF teve início no Festival de Berlim em 2023, a partir de  um encontro para intercâmbio de experiência. Deste momento foi celebrado o  Memorando de Entendimento entre as duas instituições em Durban Film Mart de 2023,  na África do Sul, que resultou no edital que será lançado.  

O edital selecionará quatro projetos, sendo dois de São Paulo e dois da África do Sul,  para receber um aporte de US$ 20 mil dólares cada. O investimento nesses projetos,  que reflitam sobre trajetórias da diáspora africana, tem a proposta oferecer  oportunidades para cineastas paulistanos e sul-africanos.  

Afriques 

Complementando a programação, Lyara Oliveira participará de um painel de discussão  intitulado “Spotlight: Conteúdo para Crianças e Animação” em 19 de maio, às 11h30. O  painel, que ocorrerá no Pavilhão Afriques, contará com a presença de Firdoze Bulbulia,  cineasta sul-africano da Moments Production, Jitendra Mishra, cineasta do Festival  Smile Int’l Film Festival, da Índia, e Justine Atkinson, distribuidora do Reino Unido,  representando a Aya Films. A conversa será sobre conteúdo audiovisual para crianças,  fornecendo insights valiosos e perspectivas de diferentes partes do mundo. 

Estande Spcine 

Durante todo o evento, a Spcine terá um estande com sala de reunião, proporcionando  um espaço para encontros e discussões com parceiros e colaboradores. 

Sobre a Spcine  

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria  Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de  desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os  setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o 

potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural  e social. 

Sobre o Marché Du Film 

O Marché du Film, parte do Festival de Cannes, é uma plataforma essencial para  negociações na indústria cinematográfica, atraindo uma ampla gama de profissionais.  Com uma variedade de filmes em exibição e apresentações de projetos, o evento facilita  colaborações entre diversos profissionais. Além de abordar questões contemporâneas  como distribuição digital e financiamento, o Marché du Film destaca filmes  independentes e de grande orçamento, servindo como uma vitrine importante para a  indústria cinematográfica.

-+=
Sair da versão mobile