SPFW: manifestação volta a pedir mais negros na passarela

Enviado por / FonteDo Terra

Com palavras de ordem como “Se liga meu irmão, em terra de negro quem desfila é alemão”, mais uma vez a ONG Educafro realizou um protesto na frente da Bienal pedindo a presença de 20% de negros nos desfiles do São Paulo Fashion Week. A manifestação ocorreu na tarde desta quinta-feira (14).

O voluntário da organização Antônio Gomes da Silva discursava falando que a prefeitura gasta milhões no evento e que os negros não têm acesso. “Queremos o mínimo de 20% de cota dos negros”, disse.

Com um caixão no meio e as letras de SPFW desenhadas com correntes na frente, cerca de 10 manifestantes gritavam outras frases, para chamar a atenção do público que passava pelo local, mas não dava muita importância à manifestação.

Entre os manifestantes, há pessoas que não têm a pele negra, como André Rodrigues, que diz ser descente de negros e índios. “Tem de ter a cota para negros”, afirmou.

A top negra Indira, indagada sobre o ato, diz ter opinão formada sobre o assunto. “Exigir cotas é também uma forma de preconceito, porque passa a ser uma obrigação”.

Em 2009, a direção do evento e o Ministério Público assinaram uma carta de intenções de que a organização iria orientar as grifes a usar 20% de negros nos desfiles. O acordo tinha duração de dois anos.

SPFW Verão 2013

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

 

 

 

 

+ sobre o tema

Anderson Silva revela lesão no joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o...

Kimpa Vita: A profetisa da unidade

Nascimento: Kimpa Vita nasceu por volta de 1684, no Monte...

Beyoncé homenageia Meghan Markle a transformando em rainha

Bey aproveitou o Mês da História Negra para homenagear...

‘Macumber’: motorista do RJ viraliza ao fazer corridas para fiéis de religiões de matriz africana

O motorista de aplicativo Edson Araújo se destacou dos seus colegas...

para lembrar

A política do apartheid

Fonte: Alô Escola - TV Cultura Ingleses e africâners, para...

18 de Julho – Dia de Nelson Mandela: 15 frases do líder que vão inspirá-lo a construir um mundo melhor

Neste sábado (18), comemorou-se o Dia de Nelson Mandela. Estipulado...
spot_imgspot_img

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=