O presidente Barack Obama concedeu nesta segunda-feira (10) a Medalha da Liberdade – a mais alta distinção civil dos Estados Unidos – à atriz Meryl Streep, ao cantor e compositor Stevie Wonder e também à escritora chilena Isabel Allende.
A lista dos condecorados reúne 19 pessoas, e inclui ainda economistas, cientistas e ativistas. “Estes cidadãos nos deram uma contribuição extraordinária ao nosso país e ao mundo”, disse Obama. As medalhas serão entregues durante uma cerimônia na Casa Branca, no dia 24 de novembro.
Escritora
O anúncio da Casa Branca destaca que Allende “é a autora de 21 livros, que venderam 65 milhões de exemplares em 35 idiomas”, e que atualmente “integra a Academia Americana de Artes e Letras”.
Isabel Allende nasceu em Lima, Peru, no dia 2 de agosto de 1942, filha do diplomata Tomás Allende, primo do presidente chileno Salvador Allende.
Sua obra inclui sucessos de alcance global, como ‘De amor y de sombra’ (1984), ‘Eva Luna’ (1987), ‘La isla bajo el mar’ (2009) e ‘Paula’ (1994, baseada na história de sua filha).