Suástica na testa de Zumbi dos Palmares

Na manhã desta segunda (20.10) a estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares – que fica na Cidade Nova, centro do Rio de Janeiro – amanheceu pichada com uma suástica em sua testa. A homenagem a Zumbi, símbolo da luta contra a escravidão e o racismo, é monitorada diuturnamente por câmeras, e as autoridades anunciaram que o vídeo será analisado nesta terça (21).

Venho dedicando um tempo deste blog a denunciar manifestações do fascismo no mundo. A disseminação do ódio ao diferente, a discriminação racial, sexual, de gênero, de condição social ou nacional têm crescido sensivelmente, e com o benefício da pouca atenção dada ao fenômeno pelo poder público das democracias do mundo.

A suástica na testa de Zumbi é simbólica, pois daqui a um mês – exatamente no dia 20 de novembro – fará 319 anos do assassinato deste mártir da luta contra a escravidão. Nestes dias, cada vez mais o ideário fascista, e seus defensores, sentem-se à vontade; agora a ponto de “tatuar” suas marcas de ódio em monumentos à liberdade.

-+=
Sair da versão mobile