Sueli Carneiro participa, no Mês da Mulher, do II Encontro Etnicidades Nordeste

FONTEpor Arísia Barros
Foto: Marcus Steinmayer

Sueli Carneiro é uma das ativistas mais importantes do movimento negro brasileiro. Filha de uma ex-costureira e de um ferroviário é dona de uma negritude ativista e empreendedora. Feminista e intelectual, Doutora em Educação pela Universidade de São, fundou o Geledés – Instituto da Mulher Negra, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo e atualmente faz parte da Coordenação Executiva da instituição.

*Sua militância política faz parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo
Sueli Carneiro é pioneira. Criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde específico para mulheres negras. Semanalmente mais de trinta mulheres são atendidas por psicólogos e assistentes sociais e participam de palestras sobre sexualidade, contracepção, saúde física e mental na sede do Geledés.

Sueli Carneiro é Literatura. Foi uma das biografadas na Coleção Retratos do Brasil Negro,da Editora Selo Negro: Biografias, Diários, Memórias e Correspondências, tendo Rosane da Silva Borges como autora.

Doutora em Filosofia da Educação, Sueli Carneiro tem mais de 150 artigos publicados em jornais, revistas e livros e é organizadora de três obras. “Seus textos traduzem o engajamento político, a critica conseqüente e a polêmica externa e interna aos movimentos”, conclui Rosane, a autora da biografia.

Dia 13 de março, Sueli Carneiro participa do II Encontro Etnicidades Nordeste: “Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas – Teoria e Prática”, coordenado pelo Projeto Raízes de Áfricas, sob patrocínio da Fundação W.K. Kellogg e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.Durante o II Encontro Etnicidades Nordeste a Fundação W.K. Kellogg e o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO da Universidade Federal da Bahia (UFBA) CEAFRO.

O Que é o II Encontro Etnicidades Nordeste: “Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas – Teoria e Prática”.

Dia 13 de março de 2010, a Fundação Fundação W.K. Kellogg e o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO da Universidade Federal da Bahia (UFBA) CEAFRO, com a articulação local do Projeto Raízes de Áfricas e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e Polícia Civil estarão apresentando às lideranças locais, professores, pesquisadores, acadêmicos, gestores e profissionais e interessando na temática, o resultado do mapeamento das ações de promoção para a Equidade Racial e Inclusão em Alagoas, (abordagem de implementação da LEI Federal nº 10.639/03), como também a troca de experiências e idéias para a construção de Marco de Referência, mecanismo de apoio à sustentabilidade da causa da Equidade Racial, como resultado da pesquisa participativa realizada em julho de 2009. O mapeamento surge como instrumento de estímulo a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa e o desenvolvimento sustentável da comunidade negra alagoana.

-+=
Sair da versão mobile