Taekwondo feminino tem pódio histórico no Rio 2016

Kimia Alizadeh Zenoorin também foi a primeira mulher do Irã a ganhar uma medalha olímpica

No Taekwondo feminino, Kimia Alizadeh Zenoorin e Hedaya Wahba receberam o bronze usando o tradicional véu islâmico

Do Uol

O taekwondo feminino proporcionou aos fãs do esporte uma noite histórica nesta quinta-feira. Na categoria até 57kg, Kimia Alizadeh Zenoorin se tornou a primeira mulher do Irã a conseguir uma medalha olímpica. Ao seu lado estava a egípcia Hedaya Malak Wahba, que também usava o véu muçulmano.

As duas atletas dividiram o pódio ao lado da medalhista de ouro, a britânica Jade Jones, e a espanhola Eva Calvo, que ficou com a medalha de prata, montando a histórica premiação de duas muçulmanas em um mesmo evento olímpico.

“Estou muito feliz pelas mulheres iranianas por essa primeira medalha e espero que nas próximas Olímpiadas possamos conseguir um ouro”, disse Kimia após a premiação.

No Irã, as mulheres não são nem permitidas a frequentarem estádios esportivos. Uma ativista iraniana se aproveitou dos Jogos no Rio para protestar e passar sua mensagem.

Antes da dupla iraniana e egípcia, a americana Ibtihaj Muhammad já havia conquistado a medalha de bronze na esgrima de sabre, mas ao lado dela não havia outra mulher usando um véu.

-+=
Sair da versão mobile