Guest Post »

Taís Araújo e Camila Pitanga festejam o espaço maior dos negros na TV

Fonte: Globo Extra –

Foi-se o tempo em que os negros apareciam na TV brasileira apenas como escravos em novelas de época. Hoje, atores e também apresentadores da raça negra ocupam espaço bem mais significativo na programação. O Sessão Extra fez um levantamento e encontrou 44 deles em programas de destaque atualmente. Às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, festejado amanhã, a mudança é motivo de comemoração para Taís Araújo, primeira negra a protagonizar uma novela das oito, “Viver a vida”, e principal ícone dessa transformação.

— Claro que o país é preconceituoso na sua essência, mas tem melhorado muito e isso não pode ser ignorado — afirma a atriz: — Já é um passo significativo o fato de hoje eu estar fazendo a Helena do Manoel Carlos, uma coisa com a qual eu sonhava. E não falo no sentido figurado, eu sonhava mesmo. Uma novela das oito ter uma protagonista negra é o maior sinal de todos. Retrata o que está acontecendo no Brasil e no mundo. E agora não sou a única: tem também a Camila Pitanga em “Cama de gato”.

camilap

Protagonista da trama das seis, Camila também festeja, mas faz uma observação importante.

— Estamos num bom momento — diz ela: — Mas ressalto que só teremos uma conquista plena e histórica quando o fato de um negro ocupar o posto de protagonista não gerar mais discussão. Quando for tão natural que não se note como exceção e sim como espelho da nossa realidade.

Materia original

Related posts