Taís Araújo entregará Troféu Raça Negra a Manoel Carlos

Enviado por / FonteExpresso MT

A atriz Taís Araújo estará em São Paulo neste domingo (15) para entregar o Troféu Raça Negra ao autor Manoel Carlos. A cerimônia de premiação será realizada, às 20h, na Sala São Paulo, região central da capital paulista.

A jornalista Glória Maria também ganhará um troféu especial. Michael Jackson, que morreu em junho deste ano aos 50 anos, será o grande homenageado da noite.

Taís já protagonizou as novelas Da Cor do Pecado, escrita por João Emanuel Carneiro em 2004, na Globo, e Xica da Silva, em 1996, escrita por Walcyr Carrasco, na extinta Manchete.
A organização do evento informou que o autor da novela Viver a Vida será reconhecido pela criação da primeira personagem Helena negra. Carlos Romero, assessor do Troféu Raça Negra, destaca a importância desse momento na teledramaturgia:

– É muito importante o Manoel Carlos ter escalado uma atriz negra para ser a Helena. Isso representa um avanço, porque acho que até que demorou muito para ter [uma Helena negra]. Mas que bom que esse momento chegou. Estamos ainda mais felizes porque temos atualmente na TV duas negras protagonistas: Camila Pitanga, em Cama de Gato, e Taís Araújo, em Viver a Vida.

O cineasta Spike Lee, que dirigiu o clipe de Michael gravado na Bahia e no Rio, viria para a premiação, mas acabou cancelando a vinda ao país por compromissos pessoais de última hora, informou a organização.

Glória Maria ganhará um troféu especial por ter sido a única jornalista brasileira a entrevistar o cantor Michael Jackson na passagem do artista pelo Brasil, em 1996. Ela disse que participar do troféu é um privilégio.

– Já estou indo pela terceira vez. Fui uma das primeiras homenageadas nessa premiação. Para mim, é um orgulho enorme voltar, exatamente por ter feito algo importante para os negros.

A jornalista afirmou que espera que um dia não seja mais preciso haver prêmios especiais para artistas negros.

– Acho que, quando há talento, isso independe da cor da pele. Tem negro talentoso e negro sem talento também. Assim como tem branco talentoso e branco sem talento. Tomara que um dia o reconhecimento venha pelo nosso talento e não pela nossa cor.

(Foto: Henrique Porto/G1)

O Troféu Raça Negra valoriza negros que se destacaram no ano de 2009 em dez diferentes áreas: esportista masculino, esportista feminino, grupo de pagode, ator, atriz, cantor, cantora, rap, apresentador de TV e jornalismo televisivo.

+ sobre o tema

A Companhia Resenha Teatral foi selecionada para participar do 27º Festival de Teatro de Curitiba

A Companhia Resenha Teatral, de Nova Cidade, São Gonçalo,...

UPPs: Contra a pedagogia da dominação

Fiel do Santa Marta lança CD com referências que...

Impasse afeta alunos africanos

O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará formaliza,...

para lembrar

“Não acredito em amor à primeira vista”, diz Sheron Menezzes

A próxima edição da revista QUEM Acontece trará uma...

‘É a vontade de Deus’, diz ex-mulher sobre o estado de saúde de Mandela

A ex-mulher de Nelson Mandela visitou no domingo (30)...

Série sobre Michael Jordan faz ESPN bater recorde histórico de audiência

‘The Last Dance’ registrou média de 6.1 milhões de...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=