Taís Araújo entregará Troféu Raça Negra a Manoel Carlos

Enviado por / FonteExpresso MT

A atriz Taís Araújo estará em São Paulo neste domingo (15) para entregar o Troféu Raça Negra ao autor Manoel Carlos. A cerimônia de premiação será realizada, às 20h, na Sala São Paulo, região central da capital paulista.

A jornalista Glória Maria também ganhará um troféu especial. Michael Jackson, que morreu em junho deste ano aos 50 anos, será o grande homenageado da noite.

Taís já protagonizou as novelas Da Cor do Pecado, escrita por João Emanuel Carneiro em 2004, na Globo, e Xica da Silva, em 1996, escrita por Walcyr Carrasco, na extinta Manchete.
A organização do evento informou que o autor da novela Viver a Vida será reconhecido pela criação da primeira personagem Helena negra. Carlos Romero, assessor do Troféu Raça Negra, destaca a importância desse momento na teledramaturgia:

– É muito importante o Manoel Carlos ter escalado uma atriz negra para ser a Helena. Isso representa um avanço, porque acho que até que demorou muito para ter [uma Helena negra]. Mas que bom que esse momento chegou. Estamos ainda mais felizes porque temos atualmente na TV duas negras protagonistas: Camila Pitanga, em Cama de Gato, e Taís Araújo, em Viver a Vida.

O cineasta Spike Lee, que dirigiu o clipe de Michael gravado na Bahia e no Rio, viria para a premiação, mas acabou cancelando a vinda ao país por compromissos pessoais de última hora, informou a organização.

Glória Maria ganhará um troféu especial por ter sido a única jornalista brasileira a entrevistar o cantor Michael Jackson na passagem do artista pelo Brasil, em 1996. Ela disse que participar do troféu é um privilégio.

– Já estou indo pela terceira vez. Fui uma das primeiras homenageadas nessa premiação. Para mim, é um orgulho enorme voltar, exatamente por ter feito algo importante para os negros.

A jornalista afirmou que espera que um dia não seja mais preciso haver prêmios especiais para artistas negros.

– Acho que, quando há talento, isso independe da cor da pele. Tem negro talentoso e negro sem talento também. Assim como tem branco talentoso e branco sem talento. Tomara que um dia o reconhecimento venha pelo nosso talento e não pela nossa cor.

(Foto: Henrique Porto/G1)

O Troféu Raça Negra valoriza negros que se destacaram no ano de 2009 em dez diferentes áreas: esportista masculino, esportista feminino, grupo de pagode, ator, atriz, cantor, cantora, rap, apresentador de TV e jornalismo televisivo.

+ sobre o tema

Heidi Klum e Seal renovam os votos de casamento pela sexta vez

O casal marcou seu sexto aniversário de casamento com...

Festival Back2Black traz Prince ao Brasil após 20 anos

O cantor Prince foi anunciado nesta segunda-feira (11) como...

Novo disco de Shakira terá sons africanos

Shakira começou a trabalhar em seu oitavo álbum. A...

Snoop Dogg pode estrelar sitcom do canal NBC

Snoop Dogg pode estrelar uma comédia no canal norte-americano...

para lembrar

Governo lança campanha para reduzir consumo de energia com Taís Araújo

Governo lança campanha com Taís Araújo para reduzir consumo...

Três grandes revistas femininas estão com mulheres negras poderosas em suas capas

Em setembro deste ano, 8 grandes revistas americanas trouxeram...

Taís Araújo participa de evento sobre diversidade em Sorocaba

A atriz Taís Araújo estará em Sorocaba no 1º...
spot_imgspot_img

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...

Ao lado de Taís Araújo, Angela Basset visita Ilê Aiyê e dança ao som dos tambores; americana participa de festival em Salvador

A atriz Angela Basset visitou a sede do bloco afro Ilê Aiyê, na tarde desta quinta-feira (2), em Salvador. Na capital baiana, a atriz participa,...
-+=