Tecnologia na área da saúde ajudou a combater a covid, mas vem mais por aí

FONTEUOL, por Akin Abaz
Tablet como instrumento da área de saúde? Você deve ver cada vez mais tecnologia em clínicas e hospitais Imagem: Nappy

Após quase dois anos de pandemia, a área da saúde precisou se reinventar, correr contra o tempo para desvendar o vírus da covid-19, criar vacinas, realizar atendimentos com distanciamento. E, para isso, a tecnologia foi uma grande aliada não só em relação ao coronavírus, mas também para enfrentar os efeitos da pandemia em todas as esferas.

Toda a necessidade em caráter de urgência que enfrentamos fez com que a tecnologia se aproximasse cada vez mais da área da saúde, agilizando e consolidando soluções e processos que já estavam em andamento.

Da telemedicina a realidade virtual, o novo ano promete muitas inovações para o setor da saúde e bem-estar. E eu, como bom apaixonado por tecnologia que sou, além de estar sempre em cuidado constante com meu físico e mental, me interessei na mesma hora pelo tema e fui logo conferir as novidades.

Atendimento virtual

É fato que essa modalidade não é algo novo e que já tinha muitos adeptos mundo afora, mas, segundo pesquisa global da consultoria PwC, a grande maioria dos entrevistados pretende permanecer na logística de consultas online mesmo quando há a possibilidade do presencial. Isso mostra que o modelo de atendimento, que já existia, apenas se propagou nos últimos dois anos e conquistou pacientes de todas as partes do globo.

Realidade virtual, aumentada e mesclada

Os três tipos de tecnologia são exemplos de mundos que podem ser criados por computador e estão aptos a aperfeiçoar de forma significativa a maneira como a medicina é praticada.

Isso porque profissionais da saúde vão poder, através dessas tecnologias, planejar operações, terapias e analisar prováveis resultados de diversos procedimentos. Tudo isso por meio de uma simulação no computador.

Internet das Coisas (IoT)

Em junção com a telemedicina (consulta online), os aplicativos e dispositivos da IoT desempenham um papel fundamental no monitoramento e prevenção de doenças crônicas. Com wearables, como, por exemplo, monitores portáteis de frequência cardíaca, médicos podem acompanhar seus pacientes de forma remota.

Inteligência artificial e machine learning

A IA, a inteligência artificial, pode ser utilizada para auxiliar tratamentos existentes e na busca por novos medicamentos. Assim como para tarefas como acompanhar pacientes, reduzir ciclos de desenvolvimento, medicamentos e tratamento personalizado para o câncer.

Ao apostar nesse tipo de tecnologia, empresas do setor da saúde podem reduzir custos. Testes físicos, por exemplo, podem ser substituídos por simulações para chegar aos resultados buscados.

Inovações como essas, são apenas alguns exemplos e o começo de muitas tecnologias que estão a caminho. Novidades que devem vir para ficar e fazer parte do nosso dia a dia de forma permanente.

-+=
Sair da versão mobile