Terças Crespas Presenciais

A Cia Os Crespos de Teatro, comemorando seus 16 anos de trabalhos ininterruptos na cidade de São Paulo, apresenta a retomada das “Terças Crespas” presenciais diretamente do Centro Cultural São Paulo

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

A primeira edição no formato presencial acontece na terça-feira,

09 de novembro, às 19h30 e traz como tema:

A Crítica e a Performance Negra”

O ator Clayton Nascimento (Foto: Arô Ribeiro)

Nesse encontro, os convidados discutirão pontos de vista sobre a abertura da crítica e do cenário cultural para obras de artistas negras e negros, a partir de um panorama de proposições estéticas e de agenciamentos, que os grupos e artistas negros tem levantado na última decáda na cidade de São Paulo. 

Os críticos convidados serão provocados, através de intervenções artísticas, a pensar abordagens para tecer análises sobre as performances negras contemporâneas, em diálogo com artistas provocadores.

Convidados: Kil Abreu, Miguel Arcanjo Prado, Bruno Cavalcanti e as artistas  Malu Avelar e Clayton Nascimento


A segunda edição presencial de novembro, que acontecerá na terça-feira 30/11/21, às 19h30, nosso tema será:

Questão de pele:  Tonalidades e representações”

NOVEMBRO – Stelas Pretas- Claridade e Luz (Foto: Divulgação)

 O Teatro Negro tem provocado uma mudança de paradigma com relação às questões de representação e representatividade nas artes. Partindo de exemplos da experiência recente de atritos e diálogos entre artistas, público e instituições acerca deste tema,  os convidados irão conversar com o público sobre racialidade no teatro, discutindo pontos de vista relacionados a colorismo, black face, representatividade racial e o impacto dessa discussão no meio cultural. 

Convidados: Rosane Borges, Salloma Salomão e trechos do espetáculo Stelas Pretas- Claridade e Luz com Mawusi Tulani, Nilcéia Vicente e Lincoln Antônio

Estética, política, teoria e ativismo no Teatro Negro brasileiro, são os temas deste projeto da “Cia Os Crespos de Teatro” que em 2021 completou 16 anos de atividades ininterruptas na cidade de São Paulo, integrando uma rede nacional que discute e apresenta as muitas poéticas da arte Negra brasileira.

A Terça Crespa é o encontro de artistas negros do teatro, da dança, da literatura, do cinema e da performance, para formação de público, intercâmbio, discussão de temas relevantes a arte negra e construção de material crítico sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por esses artistas, dentro do panorama artístico nacional.

O projeto nasce da “Segunda Crespa“, encontro organizado pelos Os Crespos, que juntamente com a “Segunda Preta“, de Belo Horizonte, a “Segunda Black“, do Rio de Janeiro e a “A Cena tá Preta“, de Salvador, fazem parte de um movimento nacional de fortalecimento da cena negra.

A programação conta com mostras curtas de cenas e performances, leitura de textos teatrais, reflexão dos artistas convidados sobre os trabalhos e bate-papo com o público sobre os temas discutidos em cada encontro.

A proposta de continuidade do projeto, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, visa aprofundar em assuntos que discutam autoria, referências estéticas, novos temas de pesquisa e as relações com a cultura popular negra e as questões sociais; além de fortalecer a formação de público iniciada em 2019, que teve ótimos resultados, abrindo diálogo entre artistas, pesquisadores, estudantes, público e os grupos de arte negra. Esse encontro resultou na indicação ao Prêmio “Destaque” do Aplauso Brasil.


A programação das “Terças Crespas” em parceria com o CCSP                 

está prevista para acontecer até dezembro de 2021

Abaixo segue os serviços das próximas duas edições

Terça-feira, 09 de Novembro, às 19h30 – PRESENCIAL

A Crítica e a Performance Negra

Com Kil Abreu, Miguel Arcanjo Prado, Bruno Cavalcanti, 

Malu Avelar e Clayton Nascimento

Apresentação: Lucélia Sérgio e Rafael Ferro

* A mini bio dos artistas, está ao final do release

Terça-feira, 30 de Novembro, às 19h30 – PRESENCIAL

“Questão de pele: Tonalidades e representações

Com Rosane Borges, Salloma Salomão e trechos do espetáculo “Stelas Pretas- Claridade e Luz” com Mawusi Tulani, Nilcéia Vicente e Lincoln Antônio

Apresentação: Lucélia Sérgio e Rafael Ferro

Duração: 120 minutos. Livre. Gratuito

Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes do evento.

Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose. O uso de máscara é obrigatório

CCSP – Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1.000, ao lado da estação Vergueiro do Metrô

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

-+=
Sair da versão mobile