Termos ambíguos do debate político atual: o pequeno dicionário que você não sabia que existia

FONTEDo SPW
Foto: Divulgação

O “Pequeno Dicionário” é uma iniciativa do Observatório de Sexualidade e Política (SPW, na sigla em inglês) em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ. A publicação, lançada em 2022 e atualizada em 2023, resgata a fabricação e difusão de algumas das expressões mais frequentes do atual debate político brasileiro, como “identitarismo”, “cidadão de bem”, “ideologia de gênero”, ou “racismo reverso”.

O Dicionário explica, na linguagem mais simples possível, como e porque essas expressões foram criadas e como são usadas politicamente – em geral, como categorias de acusação.

Assim como o debate político brasileiro, os Dicionários também são dinâmicos e estão sempre em construção. Em 2022, lançamos a primeira edição com 8 verbetes elaborados ao longo de 2021. Em 2023, incluímos seis novos termos na publicação: “Globalismo”, “Linguagem neutra”, “Identitarismo”, “Cidadão de bem”, “Liberdade” e “Família.

São duas versões: uma destinada a pessoas que cursam o Ensino Médio e outra ao público geral. Escolha a sua e explore à vontade!

Veja a iniciativa completa aqui

-+=
Sair da versão mobile