Testados por brancos, cosméticos podem manchar peles escuras

Eliana Custódio, 43, usa com frequência máscaras com abacate, ovo, cenoura e mel, entre outros ingredientes, para tratar pele e cabelo. Faz isso não só porque gosta de aplicar produtos caseiros mas, principalmente, por ter receio de usar um cosmético industrializado. A maioria dos produtos, diz, não é adequada para tratar a pele negra.

Eliana, membro do conselho diretor do Geledés Instituto da Mulher Negra, teve manchas e descamação na pele após usar um hidratante noturno, ainda que não tivesse se exposto ao sol. Em outra ocasião, um filtro solar deixou a pele de seu rosto com dois tons diferentes. Desde então, evita aplicar produtos na pele, com medo de que causem novas marcas, e usa os tratamentos naturais que aprendeu a preparar com a mãe.

Em sua opinião, faltam produtos específicos para os negros. “Não existe um creme para a região dos olhos, por exemplo. Nossa tendência [a ter rugas na região] é menor, mas existe. Eu não me arrisco a usar, porque é uma área muito sensível”, diz.

Ela também reclama dos produtos para cabelos étnicos, sempre relacionados a alisamento e diminuição de volume. “Há pessoas que fazem questão de usar os cabelos como são. O ‘black’ também é bonito. Como eu trato esse cabelo? Como faço para dar brilho, deixá-lomais maleável? Um produto para isso é difícil encontrar.”

No Brasil, 45% da população se declara negra ou parda, de acordo com o Censo de 2000. E esse número pode ser ainda maior: dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) de 2007 sugerem que 50% dos brasileiros são negros ou pardos.

Mesmo assim, há poucas linhas de cosméticos voltadas especialmente para esse tom de pele. Os produtos, como os procedimentos dermatológicos, são geralmente testados para os padrões da pele branca, mais abundante no Hemisfério Norte, onde é desenvolvida boa parte da tecnologia.

Até os especialistas têm dúvidas sobre os procedimentos autorizados para tratar a cútis escura sem riscos. Por esse motivo, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que será realizado em junho, focará, pela primeira vez, nas técnicas e nas características específicas da pele negra.

“É muito mais fácil trabalhar com uma pele clara. O desafio é trazer para a realidade brasileira aparelhos que possam ser usados em pacientes reais. Temos uma população muito mais morena, e médicos de diversas regiões do país muitas vezes não sabem como tratar essa pele”, afirma a dermatologista Eliandre Palermo, coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Ainda assim, é possível utilizar alguns produtos e se submeter a tratamentos disponíveis no mercado com segurança, desde que o paciente conheça como sua pele reage.

Mais cor

Nem todos os tratamentos podem ser aplicados em peles claras e escuras da mesma forma. A principal diferença está na produção de melanina, muito maior nos negros. Esse fator protege a pele contra os raios ultravioleta, mas também pode causar hiperpigmentação. Em qualquer manipulação mais agressiva, a tendência da pele é produzir mais pigmento, como se precisasse de mais proteção.

A modelo Simone Sampaio, 33, já ficou com manchas após se submeter a uma limpeza de pele, ainda que ela tivesse alertado a esteticista de que é muito mais suscetível a marcas. Ela reclamou, e a profissional ofereceu um tratamento clareador. Desconfiada, não aceitou. “O negro normalmente mancha muito. Na minha pele, qualquer cravinho que eu aperto causa uma marca. E não é fácil encontrar pessoas que entendam”, conta.

leonardo-wen-folhaimagem
Eliana Custódio prefere cosméticos naturais por que teve problemas com industrializados (Foto: Leonardo Wen/Folha Imagem)

Eliana Custódio prefere cosméticos naturais por que teve problemas com industrializados

Tratamentos muito invasivos, como peelings profundos e cremes antissinais com ácidos, podem provocar uma reação na pele e levar a manchas. Clareadores são outro tipo de produto que eleva os riscos quando aplicado sem orientação.

Limpezas de pele agressivas também aumentam as chances de ocorrerem marcas permanentes. “A pele do negro não pode ser agredida. O processo inflamatório nesse tipo de pele é sinônimo de hiperpigmentação”, resume a dermatologista Andréia Mateus Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Se forem necessárias descamações mais profundas, o médico pode preparar a pele com produtos que melhorem a cicatrização e reduzam o poder de pigmentação. Mas os riscos continuam mais altos do que os encontrados na pele branca.

Áreas de maior atrito, como virilha e axilas, têm mais pigmentação. Gordura localizada, roupas que causem fricção e desodorantes alcoólicos elevam a incidência do problema.

A depilação com cera também estimula a pigmentação da pele -ao se aderir à região e ser arrancada, a cera causa uma agressão e posterior escurecimento. Por isso, dermatologistas têm recomendado depilação a laser para esses pacientes -a lâmina e o creme depilatório podem irritar a pele.

Até pouco tempo atrás, os métodos a laser não eram seguros para a cútis escura -a luz vê o pigmento como um alvo e não era possível diferenciar o pelo da pele. No entanto, foram desenvolvidos aparelhos e padrões diferenciados, que hoje trazem menos riscos. Simone, por exemplo, submeteu-se à técnica recentemente e conta que obteve bons resultados.

Um novo tratamento contra manchas para uso doméstico é o ácido tioglicólico, que deve ser receitado pelo médico e pode ser aplicado diretamente nas lesões, seguido constantemente de filtro solar.

A microdermoabrasão (esfoliação superficial), realizada na clínica, também tem apresentado bons resultados, de acordo com os especialistas.

Tratamentos

Em alguns casos, as chances de problemas são maiores do que os benefícios e, por isso, o paciente deve passar por uma boa avaliação antes de se submeter à técnica.

Não indicados

– Peelings profundos
– Tratamentos com laser ablativo (remove a superfície da pele)
– “Resurfacing” (peeling a laser)
– Cremes com ácidos (alfahidroxiácidos, por exemplo)
– Cremes com muita vitamina C

Exigem atenção

– Cirurgia plástica
– Colocação de piercing
– Retirada de pintas e verrugas
– Depilação com cera

Liberados

– Preenchedores, como ácido hialurônico
– Toxina botulínica
– Microdermoabrasão (tipo de esfoliação)
– Peelings superficiais
– Depilação a laser (com equipamento e padrão adequados)

 

+ sobre o tema

Taís Araújo fala sobre mudança radical do visual

Animada com o resultado, Taís falou do novo visual:...

Modelos negras usam bombril como tecido em desfile protesto na av. Paulista

Nesta segunda, durante o protesto, as modelos desfilaram na...

‘Tenho motivos de sobra para me empenhar’, diz nova porta-bandeira da Mangueira

Rio - Ser porta-bandeira da Mangueira não deve ser...

Carolina Bezerra ensina como arrasar com os cachos: ‘Chega da ditadura do liso’

No ar como a Dora, de Saramandaia, Carolina Bezerra exibe belos...

para lembrar

Tássia Reis fala sobre música, arte e astrologia

Um dos lançamentos mais bem falados deste ano, Outra...

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

Lázaro Ramos e Seu Jorge aparecem em trecho gravado do Oscar

Lázaro Ramos e Seu Jorge apareceram durante a transmissão...

A nova campanha da Gucci só tem modelos negros e isso é maravilhoso

A italiana Gucci parece disposta a entrar na lista...
spot_imgspot_img

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Negra Li diverte ao dançar de pijama e máscara de beleza: ‘Acordei animada’

Negra Li animou seus seguidores do Instagram, neste sábado, ao publicar um vídeo dançando ao som de "No comando", sua música, lançada em 2021....

Atriz Heslaine Vieira trança o cabelo e alerta sobre a alopecia de tração

A atriz Heslaine Vieira, que está no ar como a Ellen na reprise de "Malhação - Viva a Diferença", na Globo, e gravando um...
-+=