The Flash | “É uma honra interpretar uma mulher negra e forte na TV”, afirma Candice Patton

Enviado por / FontePor Louise, do Proibido Ler

The Flash é uma série que coleciona qualidades, e uma das mais importantes é a diversidade em seu elenco. A personagem Iris West, interpretada por Candice Patton, é um dos maiores exemplos disso. Embora Iris seja caucasiana nos quadrinhos, na série ela é interpretada por uma atriz negra, que não esconde o quanto se sente feliz em fazer isso. Em entrevista à MTV, Candice falou sobre o impacto causado por Iris na televisão.

Quando questionada sobre os motivos dos fãs terem uma característica protetora com Iris, a atriz respondeu:

Eu não sei ao certo, mas posso dizer que sou muito agradecida por isso, já que eu sou extremamente protetora com a Iris, também. Eu me apaixonei pela personagem desde o dia que fiz a audição. Eu quero que ela seja bem escrita, e que ela seja amada da mesma forma que nos quadrinhos. Sinto que os fãs também pensam assim.

O público adora a personagem e acho, inclusive, que muitos fãs estão felizes com o fato de Iris West ser negra. Eles querem vê-la ser forte, inteligente e um interesse amoroso – então, o público a defende com toda força. Eu gosto muito disso. Iris é uma personagem icônica nos quadrinhos, e ela merece ser protegida, até certo ponto. Assim como todos os outros personagens icônicos.

 

Candice Patton (Photo by Nick Agro /AFP/Getty Images)

Sobre o impacto de sua personagem em relação aos outros atores, e aos fãs – particularmente meninas afrodescendentes:

É tão estranho, porque quando eu pensava sobre trabalhar em alguma série – antes de entrar para o elenco de The Flash – lembro de dizer para mim mesma, “Eu amaria um papel que fizesse a diferença para a mulher afrodescendente na televisão ou cinema.” E eis que eu entro em The Flash, interpretando uma personagem originalmente branca. Eu não percebi, na época, tudo o que viria com isso. Tem sido incrivelmente difícil, mas, ao mesmo tempo, eu tenho condições de dar esperança para jovens atores que se parecem comigo, de que mais personagens sejam escritos como Iris e Joe West.

Aliás, não apenas aos atores. Eu recebo mensagens o tempo todo via Twitter e vários e-mails falando sobre o quanto é importante me ver no papel de Iris West. Não somente por ela ser negra, mas por ser uma mulher forte. Durante o episódio da semana passada, uma pessoa tweetou para mim dizendo “Estou assistindo The Flash com minha filha de 5 anos. Ela olhou para Iris e disse ‘Iris West é parecida comigo, nós somos bonitas.’” Eu literalmente quase chorei.

É ótimo saber que as meninas negras veem a si mesmas na TV como protagonistas, e que eu sou parte disso. É simplesmente uma grande honra.

 

Foto: BETTINA STRAUSS/ THE CW

SOBRE IRIS WEST, UM DESABAFO MEU:

O fato dos “homens de sua vida” mentirem para ela durante quase toda a temporada me incomodou demais. Mas depois de assistir o episódio “Grodd Lives”, consegui entender o motivo de tudo isso. Ela foi absolutamente bem escrita nesse episódio. Entrou para a equipe, ajudou todos eles e, mais do que nunca, desempenhou um grande papel na trama principal. Ela provou, mais uma vez, que é uma pessoa inteligente e independente. Veja bem, Iris tinha falado com cada uma daquelas pessoas sobre o Flash, e todos eles mentiram para ela. Foi emocionante vê-la finalmente descobrir a verdade (sozinha, por seus próprios méritos), processar essas informações, confrontar as pessoas que traíram sua confiança, trabalhar internamente sua raiva e, finalmente, começar a perdoá-los. Sinto que daqui pra frente ela se tornará cada vez melhor, não por ser um interesse romântico ou protegida, mas por provar para todos que ela é capaz de salvar o dia.

Ou você já esqueceu onde Barry estaria agora se não fosse por Iris West, sua voz e suas lembranças?
Ah, sim, embaixo de um trem.

The Flash é uma das melhores séries da atualidade, com bons roteiros, ótimos atores e personagens que fazem a diferença na vida de crianças de adultos. Se você ainda não assiste, corra! Vale a pena!

the-flash-e-uma-honra-interpretar-uma-mulher-negra-e-forte-na-tv-afirma-candice-patton-1

 

Leia Também:

Parem de dizer às mulheres negras que sejam fortes!

+ sobre o tema

As memórias da guerra no documentário “Angola nos Trilhos da Independência”

O projecto Angola nos Trilhos da Independência tem atiçado a curiosidade...

Olodum: princesa Isabel não é heroína da abolição

Fundador do grupo Olodum, João Jorge Rodrigues, disse que...

Edson Natale lança ‘Hagat’

Sobre o EP Hagat traz cinco músicas de um disco que gravei em...

para lembrar

Kehinde Wiley – “Negritude uma estética nômade”

Kehinde Wiley nasceu em Los Angeles, em uma família...

UPPs: Contra a pedagogia da dominação

Fiel do Santa Marta lança CD com referências que...

Centenário de Carolina Maria de Jesus

por Laura Macedo Carolina Maria de Jesus * 14/3/1914 - Sacramento...
spot_imgspot_img

Exposição de bonecas mostra saber quilombola no Rio

Artesãs do Quilombo São José da Serra estão expondo, pela primeira vez fora da sua comunidade as suas bonecas feitas com palha de milho...

Taís Araujo viverá Elza Soares em cinebiografia produzida por Fernando Meirelles

Taís Araujo foi confirmada como protagonista da cinebiografia de Elza Soares, uma das maiores vozes da música brasileira. O longa será produzido pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles,...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.