Think Olga e Mapa do Acolhimento lançam bot para segurança on-line de mulheres

Iniciativa, que tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres, trará ferramentas para ajudar mulheres que estejam vivendo situações de violência na internet e informações para conscientização sobre segurança on-line

Enviado para o Portal Geledés

IsaBot/Reprodução Facebook

A organização Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto do Nossas.Org, lançam nesta segunda-feira (25), com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres, uma bot que trará uma série conteúdos sobre segurança para mulheres, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet. A ISA.bot será lançada no contexto dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada entre 25 de novembro a 10 de dezembro, com o apoio da ONU Mulheres em todo o mundo. O nome ISA é um acrônimo, e vem das palavras “informação”, “segurança” e “acolhimento”.

Por meio de uma experiência interativa com textos e vídeos, a bot, desenvolvida pela Cosmobots, apresentará informações e recursos voltados para três diferentes públicos e situações. Quando a usuária escolher seguir pelo caminho de “Ajuda agora”, a bot oferecerá ferramentas para mulheres que estejam sofrendo ou tenham sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o Compartilhamento Não-Consensual de Imagens Íntimas (a chamada “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras. Serão dicas, por exemplo, sobre preservação de provas e recursos como o contato do Mapa do Acolhimento, uma plataforma que conecta mulheres que sofreram violência de gênero a uma rede de psicólogas e advogadas voluntárias.

IsaBot/Reprodução Facebook

Para quem escolher “Saber mais”, a bot oferecerá conteúdos para quem deseja ajudar a promover uma internet acolhedora, além de dicas para ajudar as mulheres a manterem-se seguras, incluindo informações sobre como usar as ferramentas disponíveis para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google.

Finalmente, a bot oferece um espaço seguro com conteúdos exclusivos para mulheres ativistas, que podem ser mais frequentemente alvos de ataques on e offline. As ativistas receberão uma palavra secreta que lhes dará acesso a informações e dicas adicionais, por exemplo sobre como proteger suas contas, e ferramentas para denunciar possíveis ameaças.

A ideia da bot nasceu durante um workshop criativo realizado pela Think Olga e pelo Facebook em março deste ano, quando 10 organizações de defesa aos direitos das mulheres, como a própria ONU Mulheres, se reuniram com o objetivo de pensar em ferramentas e recursos para promover uma internet mais segura para as mulheres.

Para ativar a ISA.bot basta chamá-la no Messenger da Página da ISA.bot no Facebook (www.facebook.com/chama.isa.bot), e também no Google Assistente. Ao somar o recurso do chat (pelo Messenger) ao recurso de voz, o objetivo é ampliar o alcance e a atuação da bot, considerando que nem todas são fluentes na linguagem escrita ou digital.

Tanto a ONG Think Olga quanto a Nossas.Org já realizam esforços para combater a violência de gênero on e off-line por meio do seus respectivos projetos #ConexõesQueSalvam e Mapa do Acolhimento. A ONU Mulheres atua como autoridade global no tema por meio de programas de prevenção e eliminação à violência contra as mulheres, parcerias com governos e campanhas para conscientização pública.

 

Veja o passo a passo da ISA.bot

-+=
Sair da versão mobile