Tiganá Santana conduz encontro no Itaú Cultural sobre os diferentes conceitos e significados da imagem

O músico e poeta baiano conversa com Ayrson Heráclito, ogã, sacerdote e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cíntia Guedes, doutora em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Nathalia Grilo, idealizadora da diCheiro, periódico digital sobre estéticas africanas. O tema escolhido permeia toda a central instalação criada por ele, em cartaz na organização

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Tiganá Santana (Foto: José de Holanda / Divulgação)

No dia 11 de fevereiro (sábado), às 16h, o Itaú Cultural realiza Conversas sobre outras imaginações, encontro em sinergia com a instalação Perder a Imagem, de Tiganá Santana.  Os convidados do artista, Ayrson Heráclito, Cíntia Guedes e Nathalia Grilo trocam ideias a respeito dos conceitos da imagem. Ele conta que essa é uma conversa em torno do lugar, da ausência, do excesso e dos significados do que vem sendo construído como imagem no ocidente, com influência europeia, fazendo um paralelo com conceitos da África e dos indígenas.

“Se considerarmos cosmologias advindas do continente africano, bem como aquelas de povos originários das Américas, há que se tomar outro caminho para a percepção imagética de mundo”, conta Santana, introduzindo os rumos da conversa. Os ingressos para o encontro já podem ser reservados na plataforma INTI. 

Os convidados

Ayrson Heráclito tem o posto de ogã no Candomblé. É sacerdote, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e curador, com doutorado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Cíntia Guedes, é professora do bacharelado interdisciplinar em artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nathalia Grilo, pesquisa sensibilidades africanas e diaspóricas. É curadora na HOA Galeria e curadora de narrativas no estúdio do artista Maxwell Alexandre, além de idealizadora da revista diCheiro, periódico digital sobre estéticas africanas.

A instalação

Perder a Imagem segue em cartaz no piso térreo do Itaú Cultural até 12 de fevereiro. Diferente de uma exposição convencional, neste espaço o público ouve e sente, em vez de observar uma sucessão de objetos, imagens e sons. A visita – em pequenos grupos de 15 pessoas, no máximo – dura o tempo da composição, 20 minutos de música instrumental e a voz sussurrada do autor, com participação especial de Juçara Marçal.

A obra homenageia Beatriz Nascimento (Aracaju, 1942-Rio de Janeiro, 1995). Ela, que teria completado 80 anos em 2022, defendia a ideia da perda de imagem em relação à materialidade imagética-memorial, que se foi apagando com a forçada diáspora africana para o Brasil. Com produção e idealização do Núcleo de Formação do Itaú Cultural, a concepção do espaço traz a assinatura de Anna Turra e Stella Tennenbaum, com engenharia de som e mixagem de André Magalhães. 

SERVIÇO:

Conversas sobre outras imaginações

Com Tiganá Santana, Ayrson Heráclito, Cíntia Guedes e Nathalia Grilo

11 de fevereiro (sábado), às 16h

Sétimo andar do Itaú Cultural

Ingressos: https://itauculturaleventos.byinti.com/#/event/conversasobreoutrasimaginaes 

 Capacidade: 50 pessoas

Classificação indicativa: livre 

Itaú Cultural 

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física 

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108. 

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

-+=
Sair da versão mobile