#TireORacismoDeCampo

FONTEPor Juca Kfouri, no Blog do Juca Kfouri
Foto: Divulgação

Em parceria com o Corinthians e o Atlético Mineiro, Gama e Alma Preta contam as histórias de pessoas negras assassinadas no Brasil.

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, os times dão voz ao movimento Vida Negras Importam dentro do futebol, homenageando em campo vítimas de violência racial; Gama e Alma Preta resgatam as biografias e os sonhos perdidos em campanha idealizada pela agência Wieden+Kennedy.

Um minuto de silêncio marcou o início da partida do Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Atlético Mineiro em andamento em Itaquera.

Os jogadores e os treinadores dos dois times entraram no gramado em Itaquera carregando camisetas com os nomes de vítimas da violência racial no Brasil — todas estampadas com o número 23, chamando a atenção para o dado devastador: a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no país.

A ação acontece no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e tem a participação da Gama Revista e da agência de jornalismo Alma Preta, que se uniram aos times para dar nomes e rostos às estatísticas.

Um hub de conteúdo criado especialmente para a ocasião traz as histórias das pessoas homenageadas em campo, resgatando suas trajetórias e lembrando seus planos e sonhos perdidos. Para conferir o especial, basta acessar o endereço vidasnegras.gamarevista.com.br.

Por meio dos depoimentos de familiares e amigos, conhecemos mais a fundo a biografia e a personalidade de nomes como Robson da Luz, jovem preso, torturado e executado pela Polícia Militar em 1978, cuja morte mobilizou a criação do Movimento Negro Unificado (MNU); a estudante Ágatha Féliz, baleada em 2019 durante uma operação policial; a policial militar Alda Castilho, morta durante um ataque à base da UPP onde servia; o menino Miguel, que morreu aos cinco anos após cair de um prédio de luxo em junho de 2020; a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018; e o ajudante de pedreiro Amarildo Souza, desaparecido desde 2013; entre outros.

O projeto, que pode ser acompanhado pelas hashtags #VidasNegrasImportam, #TireORacismoDeCampo e #ComRacismoNãoHáDemocracia, chama a atenção para o alarmante e sistemático assassinato de pessoas negras no Brasil.

A campanha foi idealizada pela agência Wieden+Kennedy e conta com a parceria institucional da Coalizão Negra por Direitos.

(Foto: Imagem retirada do site Blog do Juca Kfouri)
(Foto: Imagem retirada do site Blog do Juca Kfouri)
-+=
Sair da versão mobile