‘Todas as Melodias’: a emocionante história de vida e a potência da obra de Luiz Melodia

FONTEPor Aline Martins, enviado para o Portal Geledés
O cantor e compositor Luiz Melodia (Foto: Divulgação/Curta!)

A vida e a obra de Luiz Melodia, que teria feito 70 anos em 2021, são apresentadas no sensível documentário “Todas as Melodias”, de Marco Abujamra. O filme — que, após passar por festivais, estreia com exclusividade no canal Curta! — mostra a trajetória do cantor e compositor através de um rico acervo composto por registros de seu cotidiano e de suas performances musicais, além de entrevistas com pessoas que conviveram de perto com o artista, gravadas exclusivamente para o longa. A narrativa é conduzida por sua esposa, a produtora Jane Reis. 

Por meio desse olhar íntimo e afetivo, o público vai conhecendo a história de um artista completo. Negro e pobre, nascido no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio — tema de uma de suas canções mais famosas —, Melodia enfrentou diversos percalços devido a sua cor e a sua origem, mesmo após o reconhecimento na carreira. 

Conhecido pela originalidade e pela elegância de sua poética, além da potência de sua voz, Melodia tem sua vida por trás dos palcos revelada. Da mesma forma que condensava samba, blues e elementos da soul music, suas origens, seu temperamento, seus momentos difíceis e suas conquistas convergem em uma personalidade marcante e carismática. 

O filme conta com a presença de artistas que o conheceram de perto ou que são grandes admiradores. Zezé Motta, Jards Macalé, Céu, Liniker, Arnaldo Antunes e Gal Costa participam, ora através de depoimentos, ora através de apresentações musicais de canções compostas por Melodia. Gal Costa, por exemplo, canta “Pérola Negra” e Arnaldo Antunes, “Magrelinha”. O longa traz ainda imagens antigas do poeta Waly Salomão, analisando e enaltecendo o estilo único do cantor.

Em uma das cenas de “Todas as Melodias” — produzido pela Dona Rosa Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) —, Jane Reis fala da ausência do marido, com quem fôra casada por 40 anos até ele falecer em 2017: “Não existe possibilidade de ele acabar. Ele segue de várias formas. Ele se transforma, como o Gil diz: vive em trigo, morre em pão”. A estreia é na Segunda da Música, 19 de julho, às 22h20, e a produção será disponibilizada na mesma data no Curta!On.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 19/07

22h20 – “Todas as Melodias” (Documentário)  

Luiz Melodia tinha música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro de São Carlos, no Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Apesar de ter crescido no meio do samba, não era um sambista. Não rejeitou suas origens musicais, mas foi além. Assimilou uma musicalidade que absorvia vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme tem o ritmo e a força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando co a participação do biografado de forma espontânea, apresenta a trajetória deste artista que carregava um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático. Direção: Marco Abujamra Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de julho, terça-feira, às 02h20; 21 de julho, quarta-feira, às 10h20; 24 de julho, sábado, às 14h15.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

-+=
Sair da versão mobile