Toucas especiais para cabelo afro são proibidas nas Olimpíadas pela Federação Internacional de Natação

Decisão é criticada como forma de reforçar desigualdades no esporte, podendo desestimular jovens a buscarem crescimento na carreira como atletas profissionais

FONTEDo Globo
Nadadora britânica Alice Dearing com uma touca Soul Cap (Foto: Reprodução/ Inatagram @soulcapofficial)

Toucas produzidas para nadadores com cabelos volumosos foram banidas pela Federação Internacional de Natação nos Jogos Olímpicos, que começarão no próximo dia 23 em Tóquio. Atletas como Alice Dearing, a primeira nadadora negra a representar a Grã Bretanha nas Olimpíadas, são afetados pela decisão que exclui o produto, criado pela empresa britânica Soul Cap. O principal objetivo das toucas maiores é se adequar a cabelos com dreadlocks, tranças, encaracolados e crespos. No entanto, a proibição foi justificada porque elas não seguem “a forma natural da cabeça”. Assim, a certificação solicitada pela companhia foi negada pela federação, segundo noticiou a imprensa britânica nesta sexta-feira, dia 2.

Danielle Obe, membro fundadora da Associação de Natação Negra, disse ao jornal “The Guardian” que a decisão desconsiderou “as desigualdades sistêmicas e institucionais inerentes ao esporte”.

— Acreditamos que isso comprova a falta de diversidade (no esporte) — afirmou.

Danielle lembrou que a touca de natação foi um item criado para evitar que os cabelos lisos, de nadadores majoritamente brancos, flutuassem para o rosto enquanto estivesse na água. Ela destacou que o mesmo produto, entretanto, não funciona da mesma forma para cabelos afro que, conforme descreveu, “crescem para cima e desafiam a gravidade”.

Os fundadores da Soul Cap, Toks Ahmed e Michael Chapman, se pronunciaram sobre a decisão em uma postagem de rede social, temendo que o banimento de suas toucas desestimule jovens a buscarem crescimento na carreira como atletas profissionais.

— Para os nadadores mais jovens, sentir-se incluído e ver-se praticando um esporte ainda jovem é fundamental. A recente proibição da Fina (sigla em inglês para a Federação Internacional de Natação) pode desencorajar muitos atletas mais jovens de praticar o esporte à medida que progridem na natação competitiva local, municipal e nacional.

Em fevereiro, Alice Dearing revelou à “BBC” que se sentiu “abençoada” por ser uma embaixadora da Soul Cap. Ela afirmou que a companhia “reconheceu um problema sério dentro da comunidade negra em todo o mundo” e que suas toucas maiores estão “dissipando o mito de que o equipamento de natação não pode ser inclusivo”.

A Federação Internacional de Natação foi procurada pela “BBC” para comentar a polêmica, mas não respondeu aos questionamentos.

-+=
Sair da versão mobile