Uefa permitirá que árbitro interrompa jogos por ofensas racistas

MIKE COLLETT – REUTERS

Reprodução/ Uefa

Árbitros receberão o poder de interromper o jogo e retirar os jogadores de campo por quanto tempo acharem necessário caso haja algum comportamento racista em partidas internacionais ou entre clubes organizadas pela Uefa.

O Comitê Executivo do órgão controlador do futebol europeu decidiu nesta terça-feira permitir que os árbitros tomem “ações decisivas e fortes” se os jogos forem marcados por insultos racistas de torcedores.

O projeto será agora analisado detalhadamente e novas diretrizes serão dadas aos árbitros após o próximo encontro do Comitê Executivo em Vilnius no início de julho.

O secretário-geral da Uefa, David Taylor, disse à Reuters: “Temos trabalhado nesta ideia por um longo tempo e a hora chegou para permitir que árbitros parem, suspendam, ou abandonem o jogo por interferência externa de qualquer tipo”.

“Isto pode ser por 10 minutos, pode ser por mais tempo, dependendo das circunstâncias”.

Ele acrescentou: “Queremos mandar um alerta claro que comportamento racista de qualquer tipo não será tolerado nos jogos da Uefa”.

Vários incidentes racistas, na maioria envolvendo coros de torcedores locais, têm manchado os jogos nos últimos dias e a Uefa tem sido criticada por impor penas relativamente pequenas”.

Matéria original: Uefa permitirá que árbitro interrompa jogos por ofensas racistas

-+=
Sair da versão mobile