Um deslize de Beyoncé?

Nos meios feministas a influência de estrelas pop é constantemente analisada, e uma superstar que está sempre em evidência é Beyoncé. Ela é assumidamente feminista, e suas músicas, sua atitude, podem ser empoderadoras para muitas meninas. No entanto, é óbvio que nem tudo que uma pessoa feminista fez, faz ou fará é feminista. E a pessoa pode cometer deslizes e erros. Um desses deslizes talvez seja o narrado abaixo por Diogo Bruggemann, professor de inglês e estudante de relações internacionais, que até pouco tempo morava em Nova York, e agora está em Floripa. Alguns de seus textos  podem ser encontrados aqui, e ele recentemente publicou um texto no Brasil Post sobre a Copa.

Por:Lola

1 a 1 a a a a bey tina

Só sei que fiquei com vontade de rever Tina, um filme de 1993 com incríveis interpretações de Angela Bassett e Laurence Fishburne como Tina e Ike Turner. Eu vi na época e gostei apenas mais ou menos. Talvez agora, que me preocupo muito mais com violência doméstica, eu teria um olhar diferente, mais focado. Sempe adorei o título do filme em inglês, no entanto: What’s Love Got to Do With It? (O que o amor tem a ver com isso). É uma boa pergunta. 

 

 

“Coma o bolo, Anna Mae”
O dia em que Beyoncé e Jay Z tiraram sarro de Tina Turner e da violência doméstica e o mundo pareceu não se importar.

1 a 1 a a a a bey drunk in love“I’m Ike Turner, turn up / Baby, no, I don’t play, now eat the cake, Anna Mae / Said eat the cake, Anna Mae!” Em português: “Eu sou como Ike Turner, aumente o som / Querida, eu não estou de brincadeira / Agora coma o bolo, Anna Mae / Eu disse, coma o bolo, Anna Mae”.

Anna Mae Bullock é o nome de nascimento de Tina Turner. Ike Turner foi seu marido abusivo. Em 1985, numa entrevista à revista Spin, Ike admitiu “Sim, eu batia nela, mas eu não batia mais do que qualquer outro cara bate na sua mulher… Se ela disser que eu abusava dela, talvez eu tenha mesmo abusado”.

Tina sofreu abusos de Ike durante muitos anos; ela inclusive tantou se suicidar após uma briga que eles tiveram em 1968.

1 a 1 a a a a bey ike e tina

No filme What’s Love Got To Do With It?, que no Brasil se chamou Tina, baseado na vida da cantora, há uma cena em que Tina e Ike comem um bolo num restaurante; quando Tina se recusa a comer, Ike insiste e a ataca. Esta é a cena.
1 a 1 a a a a bey coma o bolo
“Eat the cake, Anna Mae”. É isso que Beyoncé e Jay Z fazem quando vão ao restaurante? Talvez não, mas é isso que muitas mulheres sofrem em suas vidas, se chama abuso doméstico, é um crime terrível e está na letra da música “Drunk in Love”, como se não fosse nada de mais.
1 a 1 a a a a bey temos q ensinar nossos meninosE todos puderam ver no Grammy. Todos amaram a apresentação e aplaudiram de pé. Deveríamos parar de nos importar com violência doméstica? Com certeza não. Mas parece que Beyoncé, a mulher poderosa “who runs the world” (que manda no mundo), já não se importa.
1 a 1 a a a a bey poderosa1

 Fotos e Imagens: Reprodução/Escreva Lola Escreva

 

+ sobre o tema

Justiça condena Lindemberg Alves a 98 anos e 10 meses de prisão

Jurados entenderam que ele teve a intenção de matar...

Abusada por treinador, nadadora tem crise nervosa após entrevista de Xuxa

Joanna Maranhão sofreu e usou o Twitter para dar...

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir...

para lembrar

Para 27% dos universitários, abusar de garota bêbada não é violência

Pesquisa do Instituto Avon e do Data Popular foi...

Marido de Fabíola pagará indenizações a ex-esposa e ao cunhado

Pior que a dor da traição será o prejuízo...

200 milhões de mulheres sofreram mutilação genital no mundo, diz Unicef

Metade dos casos se concentra em três países: Egito,...

Violência contra a Mulher: Duque de Caxias para Estômagos Fortes

Eu comecei meu rolê na Praça do Skate de...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

13 leis sobre proteção à mulher que precisam ser efetivadas em 2024

Se é verdade que, no Brasil, o novo ano só começa depois do Carnaval, ainda é tempo de realizar uma retrospectiva, para divulgar leis...

Beyoncé anuncia ‘Act 2’, do Renaissance, e lança duas músicas; ouça

Beyoncé anunciou, durante o Super Bowl, o "Act 2", do álbum "Renaissance". O lançamento será no dia 29 de março. Em vídeo nas redes sociais,...
-+=