Uneafro promove 1ª edição do Prêmio Marielle Franco e grande aula de cidadania neste sábado, 14/4

FONTEPor Ana Carolina Pinheiro, enviado para o Portal Geledés
Foto: enviado para o Portal Geledés

Neste sábado, 14/4, a partir das 9h30, o auditório de Geografia da Universidade de São Paulo será palco de dois importantes eventos para as questões dos direitos humanos e da comunidade negra. Para homenagear pessoas e organizações essenciais à luta contra o racismo, o machismo e homofobia, a Uneafro realizará a 1ª edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos e Educação Popular.

A iniciativa – que passará a ser entregue anualmente pela Uneafro – visa eternizar o nome e o legado de Marielle Franco, vereadora negra assassinada no Rio de Janeiro, que iniciou sua trajetória em um cursinho comunitário pré-vestibular na favela da Maré, trabalho similar ao da Uneafro. Nesta primeira edição, serão homenageados o MNU – Movimento Negro Unificado, o Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Núcleo de Consciência Negra na USP.

Antes da premiação, a organização oferecerá uma experiência enriquecedora aos alunos de dezenas de cursinhos comunitários da Uneafro. Com o tema “130 anos depois: educação e direitos humanos pela vida do povo negro brasileiro”, a grande aula de cidadania funcionará como uma troca de experiência dos participantes com profissionais de diversas áreas de atuação, como direito e medicina, que também já foram alunos dos cursinhos da organização.

Dicas de estudos para vestibulares e concursos; aulas sobre mídia, manipulação e democracia, além de debates em relação aos direitos da criança e adolescente são alguns dos pontos que serão abordados no evento. A iniciativa é gratuita e aberta ao público.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

-+=
Sair da versão mobile