União Africana lança campanha contra casamento infantil

União Africana lança campanha contra casamento infantil

A União Africana (UA) lançou, em Adis Abeba, Etiópia, a maior campanha de sempre contra o casamento infantil, surgindo Moçambique como um dos países onde o problema persiste com maior impacto.

A campanha foi lançada na quinta-feira, contando com o apoio das Nações Unidas, e terá a duração de dois anos. O objetivo é aumentar o reconhecimento do impacto negativo que o casamento tem na vida das crianças e na sociedade.

Dos dez países mais afetados por este flagelo, nove são africanos: Nigéria (75 por cento), Chade e República Centro Africana (68 por cento), Guiné-Conacri (63 por cento), Moçambique (56 por cento), Mali (55 por cento), Burkina Faso e Sudão do Sul (52 por cento) e Malawi (50 por cento).

“Este movimento liderado por africanos para africanos não deve parar até que todas as raparigas de todas as famílias e comunidades tenham o direito de chegar aos 18 anos antes de casarˮ, disse Martin Mogwanja, vice-diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF).

“O casamento infantil é acima de tudo uma grave ameaça às vidas, saúde e futuro destas jovens raparigas, além de uma quebra dos direitos humanosˮ, afirmou, por seu turno, Julitta Onabanjo, directora regional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Além destes dois organismos, também a Fundação Ford, Comissão Económica das Nações Unidas em África, Save the Children, Plan Internacional, Fórum Africano de Política Infantil (ACPF) e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Foreign Office se juntam à campanha. 

 

 

Fonte: Folha de Maputo

-+=
Sair da versão mobile