Unit Alagoas instaura o primeiro comitê anti racismo acadêmico do estado

Órgão será composto por membros da sociedade civil, docentes, discentes e colaboradores técnico-administrativo do Centro Universitário

FONTEUniversidade Tiradentes
Reprodução/Unit Alagoas

Durante toda sua história, o Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas  tem promovido o reconhecimento humano e a valorização das diversidades, em todos os seus âmbitos. E esses valores são desenvolvidos no ensino e em todas as outras atividades dentro e fora do Campus. 

Nesta terça-feira, 03 de maio, a Unit Alagoas realizou a primeira reunião que instituirá o Comitê Anti Racismo na instituição de ensino, o primeiro do estado dentro da área acadêmica. O objetivo é promover uma agenda anual com cronograma de ações e atividades socioeducativas, voltadas à promoção da igualdade racial e do combate ao racismo, que de forma transversal envolva todos os cursos ofertados pela instituição.

Na reunião, o Reitor da Unit Alagoas, Dario Arcanjo de Santana, enfatizou o comprometimento da instituição. “Nós nos colocamos à disposição para levantar propostas e projetos que possam ser desenvolvidos, seja dentro da instituição ou fora dela. Quero que vocês façam da Unit um centro de debate. Desejo que encontrem aqui um instrumento de apoio ao movimento”. 

O comitê será composto por 5 membros e 5 suplentes, representados pelo corpo discente e docente, coordenadores de curso, corpo técnico-administrativo e membros da sociedade civil. 

Benedito Jorge Filho, Coordenador Geral do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, membro como representante da sociedade civil, falou sobre a participação do Anajô no Comitê. “Fui convidado pela Unit, instituição que demonstra por meio desse ato interesse em discutir sobre questões sérias por meio desse comitê. E estamos aqui para fazer parte do comitê, que para gente, sociedade civil e membros do movimento negro, é muito importante ter um órgão dentro de uma instituição privada, discutindo esse tema que é de extrema importância. E que a sociedade precisa saber que dentro da instituição existem pessoas e organizações anti racista”, completou. 

Conheça os membros do Comitê Anti Racismo da Unit Alagoas:

Membro Representante da Sociedade Civil

Benedito Jorge da Silva Filho

Coordenador Geral-Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô

Suplente Representante da Sociedade Civil

Sandra Catarina de Sena

Representante do Movimento Negro Unificado – Núcleo Alagoas

Membro Representante do Corpo Discente

Dandara Dantas Rafael

Suplente Representante do Corpo Discente

Crislâni Santos da Silva

Membro Representante das Coordenações de Curso

Profa. Thalita Carla de Luna Melo – Coordenadora Pedagógica de Psicologia

Suplente Representante das Coordenações de Curso

Profa. Janaina Galdino – Coordenadora das Disciplinas onlines

Membro Representante do Corpo Técnico Administrativo

Lucas Manoel dos Santos Eugênio – DAAF

Suplente Representante do Corpo Técnico Administrativo

Paulo Henrique dos Santos Silva 

Membro Representante do Corpo Docente

Prof. Givanildo Santos da Silva

Suplente Representante do Corpo Docente

Profa. Cristiane Monteiro da Cruz

-+=
Sair da versão mobile