Universidade investiga símbolo nazista pichado em banheiro de campus de Joinville (SC)

Alunos encontraram suástica na última sexta-feira

FONTEO Globo
Suástica foi pichada em banheiro de faculdade em Joinville — Foto: Reprodução Redes Sociais

Alunos da Univille, em Joinville, encontraram, na última sexta-feira, o desenho de uma suástica pichada em um banheiro do campus da instituição na cidade do norte catarinense. A Universidade investiga símbolo nazista e afirmou que irá apurar os fatos e informações relativos ao episódio.

Abaixo do símbolo nazista, outra referência à ideologia de Adolf Hitler foi deixada. O número 14 diz respeito ao seguinte slogan neonazista, que conta com 14 palavras: “Devemos garantir a existência de nosso povo e um futuro para as crianças brancas”. Já o número 88 significa Heil Hitler, dado ser H a oitava letra do alfabeto.

Segundo a universidade, o desenho foi apagado. Em nota a instituição disse lamentar o episódio:

“Uma Universidade que respeita a pluralidade de ideias e não aprova iniciativas de apologia à violência de qualquer tipo, inscrições de símbolos nazistas em seus campi e unidades ou qualquer manifestação de desrespeito aos estudantes, docentes, equipes administrativas e comunidades atendidas pela Univille.”

A Universidade investiga símbolo nazista. Procurada, a Polícia Civil de Santa Catarina ainda não respondeu aos pedidos da reportagem.

-+=
Sair da versão mobile