Vai-Vai deixará sua sede no Bexiga, em SP, após 50 anos

Escola de samba chega a acordo com concessionária da linha 6-laranja, que construirá nova quadra a 500 metros da atual, segundo a agremiação

FONTEFolha de São Paulo, por Tatiana Cavalcanti e Fábio Pescarini
Quadra da Vai-Vai, no Bexiga, ao lado de edifício que já foi desapropriado para obras da futura estação Praça 14 Bis, da linha 6-laranja do metrô; escola de samba deixará o prédio, que foi pintado recentemente - Rivaldo Gomes/Folhapress

escola de samba Vai-Vai irá deixar sua sede entre as ruas São Vicente e Lourenço Granato, na região do Bexiga, na Bela Vista (centro de São Paulo), após 50 anos no local, mas continuará no bairro. A agremiação, que neste ano completou 91 anos, chegou a um acordo com a Acciona, concessionária que está construindo a linha 6-laranja do metrô. No lugar da quadra da escola será construída parte da estação Praça 14 Bis.

O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (21) pela diretoria da escola em uma transmissão pela internet para a comunidade, gravada do próprio prédio que será desocupado.

Em nota à reportagem, a Acciona confirmou o acordo. “A diretoria executiva da escola de samba Vai-Vai chegou a um acordo amigável com a Construtora Acciona para a realocação da quadra localizada no bairro da Bela Vista”, afirmou. “Este é um passo importante para a continuidade das obras da linha 6-laranja de metrô”, disse.

Na transmissão, os integrantes da diretoria disseram que a Acciona vai comprar um terreno no próprio bairro e construirá a nova sede -o prédio atual pertence à Prefeitura de São Paulo, de acordo com a escola. O novo projeto foi apresentado para a empresa na semana passada, de acordo com a Vai-Vai. Questionada sobre a saída da escola do local, a gestão Ricardo Nunes (MDB) não respondeu.

A nova sede ficará na rua Almirante Marques Leão, que fica a cerca de 500 metros do prédio atual. No local haverá a bilheteria, loja, quadra com acústica que impedirá o som passar para a rua, camarotes, arquibancadas, área para bateria, bares, cozinha e setores cultural e social, entre outros, segundo foi informado na transmissão desta terça. Não foi informado prazo para início da obra e nem quando ela ficará pronta.

A área, com três pavimentos (veja vídeo promocional da nova sede), terá um total de cerca de 1.1700 metros quadrados e capacidade para 2.500 pessoas. “Vamos manter a tradição de ficar no Bexiga”, comemorou Luís Matos, presidente do conselho da escola.

De acordo com o presidente Clarício Aparecido Gonçalves, os ensaios deverão ser realizados no gramado do estádio do Pacaembu, onde recentemente foi lançado o samba-enredo. Ele também disse que pretende utilizar o recém-inaugurado Centro Cultural Vila Itororó, na própria Bela Vista.

A polêmica sobre a saída da Vai-Vai de sua sede atual se arrasta há ao menos seis anos. Em 2015, a Secretaria de Transportes Metropolitanos negociou com a prefeitura, na época sob gestão Fernando Haddad (PT), uma área na ladeira da Memória, na região próxima ao Vale do Anhangabaú. Mas o acordo acabou não saindo do papel.

-+=
Sair da versão mobile