Valentino desfila coleção inspirada na África, mas “esquece” dos negro

A grife Valentino apresentou hoje sua coleção primavera/verão 2016. Sob as mãos dos criativos Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, o desfile trouxe motivos africanos em cada detalhe, exceto na cor da pele das modelos.

Por Nathalia Brunet, do The Brontes

A grife descreveu em seu Twitter que as roupas foram inspiradas na “África tribal e selvagem” e que a “jornada do começo dos tempos e a natureza primitiva” é o ponto de partida da coleção.

Colares de ossos, franjas, penas, cintos feitos de miçangas africanas, bordados e a cartela de cores tipicamente associadas ao continente  predominaram em todos os looks desfilados. A beleza das modelos ficou por conta dos dreadlocks e de trancinhas; a trilha sonora pelos tambores do bongo africano.

No entanto, apenas 8 dos 89 looks do desfile foram dados para mulheres negras. Diante disto, a grife italiana foi acusada de apropriação cultural indevida e está recebendo uma série de críticas no Twitter. A internauta @stockholmns escreveu: “A nova coleção do Valentino é inspirada na África e mesmo assim a maioria das modelos são brancas? Eu esperava mais deles.”

O vazio deixado pelas modelos negras nas passarelas da Valentino é apenas um reflexo do que acontece na indústria da moda.

image1-5

 

 

-+=
Sair da versão mobile