Oprah Winfrey pode ter surpreendido o público de seu programa nesta segunda-feira ao dar a todos uma viagem de oito dias à Austrália, de graça. Mas a viagem também surpreendeu os australianos, com uma conta de 3 milhões de dólares australianos (US$ 2,8 milhões).
O ministro do Turismo, Martin Ferguson, disse que os governos federal e do Estado de New South Wales gastariam mais de US$ 3 milhões para ajudar a trazer o programa The Oprah Winfrey Show à Austrália como forma de impulsionar o turismo.
Ele disse que o dinheiro seria um bom investimento, pois colocaria o país nos holofotes em um programa de TV de sucesso. The Oprah Winfrey Show é visto por 40 milhões de norte-americanos e transmitido em 145 países.
– Oprah é um nome muito conhecido e seu poder como estrela tem o potencial de posicionar o perfil da Austrália como um destacado destino turístico –, disse Ferguson em comunicado nesta terça-feira.
O ex-ministro de Turismo, John Brown, pediu à mídia que não fosse “cínica sobre os custos” no momento em que o número de australianos que viajam para o exterior de férias é maior que o número de turistas que vêm à Austrália.
– Já gastamos centenas de milhões de dólares em 30 anos sem muito efeito, e devemos dizer isso honestamente –, disse ele.
– A publicidade que Oprah trará à Austrália no mundo é algo que não se poderia comprar.
Winfrey anunciou a viagem na segunda-feira, na estreia da 25a e última temporada de seu programa na TV.
Cerca de 300 espectadores bateram palmas, choraram e se abraçaram enquanto Winfrey dizia que eles iriam por oito dias e sete noites à Austrália, onde ela gravará pelo menos dois episódios do programa, incluindo o Sydney Opera House, em dezembro.