Vilma Reis será ouvida na CPI da Violência Urbana

 

A CPI da Violência Urbana vai realizar Audiência Pública para ouvir Vilma Reis, autora da dissertação “As políticas de Segurança Pública implementada nos bairros populares de Salvador e suas representações, 1991-2001”, defendida em 2005. O requerimento para ouvir a socióloga é de autoria do Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA) e foi aprovado na reunião desta terça-feira (15).

“Vilma Reis é uma especialista que tem contato com experiências concretas decorrentes da violência com recorte étnico-racial, é uma gestora pública que acompanha o cotidiano de Salvador e ainda atua como interlocutora de grupos de combate ao racismo e à violência contra a juventude negra”, ressalta Luiz Alberto, que acredita que Vilma Reis tem muito a contribuir com a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as causas da violência urbana.

Além da produção da dissertação, com a qual Vilma Reis se tornou Mestra em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH/UFBA), a autora pesquisa e milita na área de segurança pública e direitos humanos há muitos anos. Atualmente, é Coordenadora Executiva do CEAFRO/Programa do CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra.

O Deputado Luiz Alberto também aprovou requerimento, na semana anterior, para ouvir o economista carioca Marcelo Paixão. A Comissão está em fase de elaboração de diagnóstico das causas da violência urbana no país. Os requerimentos apresentados nesta etapa devem colaborar para que os membros da CPI formem um quadro geral do cenário nos centros urbanos brasileiros a partir de relatos, depoimentos, dados e diagnósticos, por exemplo.

-+=
Sair da versão mobile