W.K. Kellogg Foundation nomeia Rui Mesquita Cordeiro diretor de Programas para a América Latina e Caribe

A W.K. Kellogg Foundation (WKKF — Fundação W.K. Kellogg) anuncia a indicação do Sr. Rui Mesquita Cordeiro para o cargo de diretor de Programas para a América Latina e Caribe (LAC – Latin America and Caribbean).

Nessa função, ele vai liderar as iniciativas de programas estratégicos na região, gerenciando uma equipe baseada no escritório da fundação na Cidade do México. Ele ficará subordinado ao vice-presidente para Estratégias de Programas, James McHale.

“Rui tem sido um colaborador dedicado no trabalho da Fundação Kellogg por quase uma década. Ele é um líder internacional experiente e capaz e estamos satisfeitos com o fato de ele continuar a contribuir com o trabalho da Fundação Kellogg, para assegurar que todas as crianças tenham oportunidades de realizar todo o seu potencial”, disse McHale.

“A Fundação Kellogg tem um compromisso histórico de longo prazo com a América Latina e o Caribe, com um importante trabalho nas áreas de desenvolvimento de lideranças, saúde, agricultura, filantropia, desenvolvimento local, crianças e adolescentes e equidade racial. Esse compromisso continua em uma estratégia de longo prazo, baseada em localidades, no México e no Haiti, onde estamos nos esforçando para ajudar a criar novas condições para justiça e desenvolvimento social”, disse Rui.

Nos últimos 10 anos, Rui ocupou diversas posições na fundação. De junho de 2003 a agosto de 2005, ele atuou como consultor para o trabalho da WKKF no Brasil. Ele entrou na fundação em fevereiro de 2007, como assistente de programas e foi promovido a diretor de programas para o Brasil em 2010, liderando os esforços dos programas da fundação nas áreas de equidade racial e inclusão social no país. A partir de agosto de 2012, ele foi diretor interino dos programas para a LAC.

Nascido em Fortaleza, Brasil, Rui é um organizador apaixonado da sociedade civil e um profissional experiente em desenvolvimento. Suas áreas de especialização em desenvolvimento de programas incluem questões das crianças e dos adolescentes, empreendedorismo, desenvolvimento institucional de organizações não governamentais, desenvolvimento local, formulação de políticas e controle social de políticas públicas, participação para a justiça social, equidade racial e cooperação internacional. Na condição de pesquisador acadêmico e consultor, ele trabalhou no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, França, República Checa, Holanda e Austrália.

No curso de sua carreira profissional, ele serviu como executivo, consultor e membro do conselho em diversas organizações, incluindo: Centro de Voluntários do Recife, Casa da Passagem, o Instituto Academia de Desenvolvimento Social, a Fundação Charles Leopold Mayer, Oxfam Austrália, UNOY Peacemakers e o Conselho Nacional da Juventude brasileiro (representando o GIFE — Grupo de Institutos, Fundações e Empresas brasileiro).

Rui fez mestrado em estudos do desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda, se formou em administração pela Universidade de Pernambuco, em Recife, Brasil e, atualmente, faz doutorado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Ele é fluente em português, inglês e espanhol, além de saber francês em nível básico.

 

-+=
Sair da versão mobile