William Jenkins, o médico que lutou para pôr fim ao experimento de sífilis em homens negros em Tuskegee, morre aos 73 anos

FONTEDo Oi Negro 
(Foto: Imagem retirada do site MSM)

William Carter “Bill” Jenkins, que tentou impedir o estudo racista e antiético da sífilis de Tuskegee nos anos 60, morreu em Charleston, Carolina do Sul, aos 73 anos, devido a complicações da sarcoidose, de acordo com o New York Times.

Um epidemiologista do governo, Jenkins estava trabalhando como estatístico no Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos em Washington nos anos 60, quando soube do notório estudo, sua descoberta o levou a passar o resto de sua vida lutando contra o racismo e a injustiça no sistema de saúde. .

Alguns de nós já estão cientes do antiético estudo Tuskegee que aconteceu de 1932 a 1972 e as dores e os horrores que causou depois que o governo federal dos Estados Unidos mentiu para centenas de homens negros em Macon County, Alabama, dizendo que eles estavam sendo tratados por “sangue ruim”. Mas, na realidade, os homens tinham sífilis, mas não foram informados de que tinham a doença curável e não foram tratados por ela.

Pesquisas usaram os homens negros como experimentos para ver como a sífilis não tratada devastaria o corpo humano sem o seu consentimento informado. A sífilis pode causar danos cerebrais, paralisia, cegueira e morte, causando estragos nos corpos dos homens. Alguns passaram para suas esposas, que então passaram para alguns de seus filhos.

Jenkins, que é negro, ouviu falar do estudo de um colega enquanto ainda estava acontecendo, ele não sabia todos os detalhes. Ele começou a pesquisar e descobriu que havia vários artigos sobre o estudo em revistas médicas, que foi apoiado por capítulos locais da American Medical Association. A ética do que realmente estava acontecendo o preocupava.

Ele mencionou essas preocupações a um supervisor que lhe disse para não se preocupar com isso. Jenkins descobriu mais tarde que o mesmo supervisor era uma das pessoas que monitoravam o estudo.

Ainda assim, ele seguiu em frente, com ele e alguns colegas escrevendo um artigo para enviar para outros médicos negros e alguns repórteres. No entanto, naquela época, ele não incluiu nenhum histórico ou outra informação explicativa, por isso passou despercebido pela mídia, segundo o Times.

Em última análise, um epidemiologista do serviço de saúde Peter Buxtun expôs o estudo à Associated Press, que foi reconhecido, chocando a nação e pondo fim ao estudo.

Apesar do fato de que suas tentativas de advertência passaram despercebidas, Jenkins dedicou o resto de sua vida a trabalhar e expor pesquisas médicas discriminadas contra pessoas de cor.

Ele trabalhou para diminuir a AIDS nas comunidades negras, depois de estar entre os primeiros médicos nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e perceber como a doença afetou os homens negros. Ele finalmente se tornou o Diretor de Prevenção de Aids para minorias no CDC.

Em 1991, ele fundou a Sociedade para a Análise de Questões Afro-Americanas de Saúde Pública, que se dedica a melhorar a saúde geral dos afro-americanos e eliminar a desigualdade nos cuidados de saúde.

Ele também trabalhou para lidar com o impacto vitalício do estudo de Tuskegee, supervisionando o Programa de Benefícios de Saúde dos Participantes do governo, que fornece assistência médica vitalícia gratuita para os homens prejudicados durante o estudo e os membros da família que também foram impactados.

Ele também fez parte do grupo que trabalhou para obter um pedido oficial de desculpas do governo federal pelo estudo, que veio décadas depois, em 1997, quando o presidente Bill Clinton pediu desculpas formalmente.

Jenkins é sobrevivido por sua esposa, Diane Rowley, sua filha, Danielle Rowley-Jenkins.

Foto: Reprodução/ MSM

-+=
Sair da versão mobile