Zanana L. Akande

FONTETradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. do Wikipédia
(Foto: Imagem retirada do site CBC)

Zanana L. Akande, nascida em 1937, é uma ex-política canadense. Foi a primeira mulher negra a ser eleita para a Assembléia Legislativa de Ontario e a primeira mulher negra a servir como ministra de gabinete no Canadá.

Antecedentes
Akande nasceu no centro de Toronto, no bairro de Kensington Market.[1]. Frequentou o Harbord Collegiate[1], além de estudar na Universidade de Toronto. Ali recebeu os graus de Bacharel em Arte e Mestre de Educação. Estudou também no Ontario Institute for Studies in Education. Durante muito tempo foi membro da Federação das Professoras de Ontario. Terminando os estudos, foi professora e diretora de escola.

Também foi co-fundadora de Tiger Lily, um jornal que objetivava dar visibilidade a mulheres minoritárias e ajudou a acolher o Festival das Artes Contra o Apartheid, realizado em Toronto. Na juventude foi membro da Federação Cooperativa da Commonwealth, tornando-se amiga de Stephen Lewis, futuro líder do Novo Partido Democrático, e de seus pais, sendo durante muito tempo membro daquele partido.

Política
Akande foi eleita para o Novo Partido Democrático de Ontario pela divisão de St. Andrew-St. Patrick, de Toronto, na eleição de 1990. A eleição foi muito disputada e ela concorreu com o candidato liberal, Ron Kanter, e a candidata conservadora, Nancy Jackman.[2]. O Novo Partido Democrático obteve inesperadamente maioria governamental, naquela eleição, e Akande foi nomeada Ministra da Comunidade e do Serviço Social no primeiro gabinete de Bob Rae, em 1o de outubro de 1990.[3]

Enquanto ministra, Akande promoveu o aumento do orçamento destinado ao bem-estar social, que atendia os moradores de Ontario situados no mais baixo nível de renda. [4]. Seu governo planejou inicialmente fechar os centros que forneciam alimentos, como parte de uma estratégia anti-pobreza, porém se viu forçada a aceitar sua existência e atuação..

No entanto a permanência de Akande no gabinete foi breve. Ela se viu envolvida numa controvérsia, relativa a conflito de interesses que diziam respeito a propriedades não vendidas e também foi acusada de má administração em relação a aluguéis de casas numa região de baixa renda de Toronto. Seu marido morreu no final de 1991 e, após, ela saiu do gabinete e tornou-se assistente parlamentar do premier.

Akande ocupou essa posição até 31 de agosto de 1994, quando se demitiu, em protesto contra a maneira como Rae atuou durante a controvérsia em torno do Carlton Masters. Uma eleição regional foi convocada subsequentemente, porém foi superada pela eleição de 1995.

Após a política
Akane é hoje presidente da Aliança Urbana sobre Relações de Raça, em Toronto, investiu e tornou-se membro do conselho fundador dos diretores da Rádio Milestone, proprietários da primeira estação de rádio de música urbana, a Flow 93.5. Participou também do Conselho de Diretores do Centro Harbourfront.
Em 2003 Akande viu-se envolvida numa controvérsia pública com Bob Runciman, ministro de gabinete, pertencente ao Partido Conservador Progressista, o qual havia atribuído o aumento das taxas de criminalidade na comunidade negra à fraca liderança atuante nessa comunidade. Akande também tem sido extremamente crítica do racismo existente na Polícia Provincial de Ontario e na Polícia de Toronto.

Referências
1. ^ a b Gerald Caplan. Dois políticos íntegros. Toronto Star. 25 de agosto de 1990, pg B3.
2. ^ Eleição de 1990: como a região do Metro votou. Toronto Star. 7 de setembro September de 1990, pg A10.
3. ^ Gabinete de Rae: um bom começo. Toronto Star. 2 de outubro de 1990, pg A18.
4. ^ Derek Ferguson. Bem-estar social, subsídios a abrigos devem aumentar em 126 milhões destinados aos necessitados. Toronto Star. 29 de novembro de 1990,. pp A1, A28.

Ligações externas
• Legislative Assembly of Ontario biography
• Zanana Akande first Black woman in Ontario’s legislature, by Ann Farrell, section15.ca

 

Tradução e pesquisa: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

Foto em destaque: Reprodução/ CBC

-+=
Sair da versão mobile