por: Adriano De Bortoli
Gostaria de celebrar a política de imigração do governo Lula que no ano passado integrou centenas de milhares imigrantes “ilegais”. Medida, essa, que demonstra um profundo respeito pela Constituição Federal e pelo reconhecimento da cidadania além de nacionalidades ou etnias.
Enquanto isso, na Itália, a “criatividade” dos partidos órfãos do facismo é inimaginável. Deputados e ministros do governo xenófobo de Berlusconi (que conta com 60% de apoio popular) propõem que o “permesso di soggiorno” (visto de residente) seja concedido somente se o extrangeiro alcançar 22 entre 30 pontos em exames de conhecimento da língua italiana, da Constituição da República; se mantém os filhos na escola adquire 5 pontos; se é condenado à penas de reclusão de dois a três anos, perde 20 pontos; se comete infrações administrativas tb perde pontos. Enfim, uma “loteria social sórdida” como afirmam as vozes críticas – quase inaudíveis no espetáculo midiático de “il cavallieri”.
E mais, a União Européia assiste a tudo em completo e absurdo silêncio!!!
Para conferir as matérias:
em italiano: http://www.corriere.it/cronache/10_febbraio_06/sarzanini_stranieri_5a3c80d4-12f8-11df-aca8-00144f02aabe.shtml
em español:
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Italia/lanza/permiso/residencia/puntos/elpepuint/20
Matéria original