Advogado de atletas vê racismo no aumento de idade mínima para jogar na NBA

Em reunião na última quinta-feira, um advogado representando o sindicato dos atletas da NBA disse que seus clientes não irão tolerar o aumento na idade mínima para se atuar na liga, como querem os donos de times, na próxima negociação de acordo financeiro.

Do Uol

A medida agrada a NBA, mas não necessariamente aos membros do sindicato. Dirigente da Associação dos Jogadores da NBA (NBPA), Gary Kohlman apontou que a medida pode até ser racista caso seja tomada.

“Se eles fossem jogadores brancos e de hóquei, estariam lá jogando. Se fossem brancos do beisebol, estariam jogando. Porque a maioria deles são afro-americanos , eles são impedidos e têm que conviver com esse absurdo”, disse Kohlman.

“Isso é uma hipocrisia total”, completou. Adam Silver, comissário da NBA, já disse que é favorável ao aumento da idade mínima de 19 para 20 anos.

Antigamente, jogadores podiam ir direto do colegial para a NBA (casos de LeBron James, Kobe Bryant, entre outros). Mas no acordo atual, para fazer isso, o atleta tem que ficar um ano sem jogar e ter pelo menos 19 anos antes de entrar para o Draft da Liga.

“Capitalismo indica que se você tem 17, 18 anos, é um nerd, quer abandonar a escola e inventar a Apple, você pode. Nesse país você pode fazer isso. Se você é um cantor de blues incrível com 17, 18, 19 anos, você pode largar tudo e ficar rico”, afirmou Kohlman.

 

-+=
Sair da versão mobile