Alemanha – Vítimas de crimes racistas terão cerimónia de homenagem

A Alemanha vai organizar uma cerimónia de homenagem às vítimas de uma série de crimes racistas atribuídos a um grupo neonazi, declarou hoje o presidente do Parlamento.

O Bundestag falou do assunto com a chanceler Angela Merkel e o presidente Christian Wulff, precisou o seu presidente, Norbert Lammert.

“Estamos de acordo sobre a necessidade de organizar um tal evento”, mas quanto “à forma da cerimónia, tem a ver com as expetativas das famílias”, declarou ao jornal Tagesspiegel. Não foi indicada qualquer data.

A Alemanha foi confrontada a semana passada com a descoberta de uma célula terrorista neonazi suspeita de ter morto nove imigrantes, oito turcos e um grego, entre 2000 e 2006 e uma polícia em 2007.

O grupo poderá ter estado também na origem de um atentado em 2004 num bairro de Colónia onde vivem numerosos imigrantes turcos e que causou mais de 20 feridos.

Merkel exigiu no sábado que o caso seja esclarecido. A ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, prometeu indemnizações às famílias.

Fonte: DN Globo

-+=
Sair da versão mobile