Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a adoção de possíveis providências

A decisão do Ministério da Educação em cancelar parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gerou uma série de comentários preconceituosos contra nordestinos no microblog Twitter. A anulação foi confirmada depois de denúncias de que alunos do colégio Christus, em Fortaleza, teriam obtido acesso privilegiado a questões do Enem 2011.

Candidatos de vários lugares do País se manifestaram contra a decisão do MEC, gerando por consequência uma série de comentários preconceituosos contra os nordestinos nas redes sociais. Comentários do tipo: “nordestinos de m…, que povinho inútil” ganharam vazão na internet.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que a instituição vai analisar os comentários para decidir sobre a adoção de possíveis providências.

Foi também na internet que a denúncia de uma possível fraude no Enem 2011 por parte do colégio Christus ganhou repercussão. Candidatos que fizeram o exame denunciaram que 14 questões de um simulado distribuído pelo colégio coincidiram com parte da prova do Enem. Por conta disso, foram anulados os exames de 639 alunos do colégio.

Fonte: Cnews

-+=
Sair da versão mobile