A atriz Angela Basset visitou a sede do bloco afro Ilê Aiyê, na tarde desta quinta-feira (2), em Salvador. Na capital baiana, a atriz participa, a partir de sexta-feira (3), do Festival Liberatum, que acontece até o dia 6 de novembro em Salvador. O g1 transmite a programação de sexta (3) e domingo (5).
A também atriz Viola Davis é outra estrela da programação do festival. Basset chegou à sede do bloco, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em uma comitiva do festival, que conta com as atrizes Taís Araújo e Luana Xavier, a cantora Majur, o influencer Hugo Gloss e outros convidados.
Angela disse ter ficado impressionada com a história do bloco. “Muita história, muita vitalidade, muito amor. Talvez, eu tenha perdido algumas palavras em português, mas a música é universal”, disse a atriz.
Ao g1, a cantora Majur disse que o encontro, em Salvador, tem uma importância particular pela projeção e destaque que traz a Salvador.
“Eu acho que nós, a maior cidade de população preta depois de África, era extremamente necessário que um evento desses acontecesse. E esse início aqui, na Senzala, é de fato uma projeção não só para Salvador, mas para os blocos afro e para a comunidade negra de Salvador”.
Majur também comentou sobre os encontros com personalidades de quem é fã.
“Sou muito fã de todas elas, mas quando a gente se encontra, é sobre tempo e diáspora, é uma conexão muito gigantesca. Isso representa muito, e eu que falo de representatividade no Brasil, estar perto das referências já me coloca em outro lugar”.
A atriz Taís Araujo que também marcou presença na abertura do Liberatum, disse que o evento na Senzala do Barro Preto teve “outro sabor”.
Eu tô saindo daqui exatamente como tudo que o Ilê se propõe a fazer: mais forte e mais inteligente”.
Taís, que foi vestida com o traje tradicional do Ilê Aiyê pelas mãos de Dete Lima, estilista do bloco, também contou sobre a experiência de ser trajada pelas mãos da artista, e disse estar honrada.
“Esse talento que ela tem de construir uma roupa em cima do corpo, na hora, é impressionante. É absolutamente orgânico, instintivo e poderoso”.
O grupo foi recebido por lideranças do Ilê Aiyê, como o presidente da entidade Antônio Carlos ‘Vovô’, e a estilista responsável pelas vestimentas do bloco, Dete Lima, além do mestre de percussão Mario Pam e a Deusa do Ébano, Dalila Santos de Oliveira.
O festival
Além de Angela Basset e Viola Davis, o Liberatum vai reunir atrações artísticas como Alcione, Taís Araújo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Vencedor do prêmio Nobel de literatura, o nigeriano Wole Soyinka também foi confirmado na programação.
🏟️ A maioria dos eventos vai acontecer no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio, que receberá palestras e homenagens.
🎉Também haverá eventos exclusivos para convidados, como um jantar em um tradicional restaurante do bairro do Comércio em homenagem à cantora maranhense Alcione. Além de um show gratuito na Praça Cayru no dia 5 de novembro.
📖Programação principal:
- 3 de Novembro
Ciclo de palestras no Centro de Convenções:
10h – Margareth Menezes e Gil Alves
13h – Debbie Harry, Majur e Rob Roth
15h – Viola Davis, Melanie Clark, Taís Araújo e Julius Tennon
17h – Alton Mason, Hisan Silva, Pedro Batalha e Erika Hilton
20h – Evento exclusivo para convidados – Prêmio e gala de honra cultural Liberatum para Alcione – Restaurante Amado - 4 de Novembro
Ciclo de palestras no Centro de Convenções:
10h – Paulo Rogério e Tânia Neri
11h30 – Edgar Azevedo, Paloma Elsesser e Teodoro
13h – Seu Jorge, Rossy de Palma e Hiran
14h30 – Alan Soares, Monique Evelle, Maurício Mota e Nina Silva
16h – Kehinde Wiley, Bernardo Conceição e Bruno Rocha
17h30 – Karol Conká, Marcelo Zig e Kito Gois - 5 de novembro
16h – Show na Praça Cayru com:
Honraria à Angela Bassett
Ground Zero Blues Club + Lazzo Matumbi
Ilê Aiyê e convidados
Afrossinfônica convida Luedji Luna e Psirico - 6 de novembro
15h – Wole Soyinka – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab)