Argentina tem seu primeiro casamento entre mulheres

Buenos Aires – O primeiro casamento entre duas mulheres na Argentina ocorreu neste sábado, na província de Santa Cruz, após a entrada em vigor da lei que permite o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.

Claudia Báez, de 39 anos, e Cristina Medina, 40, se casaram na cidade de Rio Gallegos, 2.800 km ao sul de Buenos Aires.

“Agradeço aos legisladores que aprovaram esta medida no Senado. Graças a eles pudemos nos casar”, disse Medina à imprensa.

“Queríamos ser as primeiras, e aqui em Rio Gallegos, para demonstrar que esta província é ótima”, destacou Medina, que já vive com Báez há seis anos.

Na sexta-feira, dois homens que estavam juntos há 27 anos se tornaram o primeiro casal a celebrar o matrimônio gay na Argentina.

A cerimônia civil entre o arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65, foi celebrada na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero, onde vivem há seis anos.

O Congresso argentino aprovou no dia 15 passado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, que passam a contar com os mesmos direitos dos casais heterossexuais, como adoção e benefícios sociais.

Fonte: Correio Brasiliense 

-+=
Sair da versão mobile